Enquanto todos fogem de um furacão, há uma espécie que acaba por encontrar vantagem neste fenômeno da natureza: o surfista. Com a aproximação da tempestade, um belo swell pode ser formado e ondas ficam ainda maiores e pesadas. Foi justamente o que aconteceu no Caribe, mais precisamente em Barbados.
LEIA TAMBÉM: Surfista sortudo escapa de ataque de tubarão com socos e sai do mar com arranhão
O maior furacão já registrado no Oceano Atlântico, o Irma, contribuiu para o surfe em Barbados e atraiu centenas de caçadores de ondas, dentre eles, o surfista Nathan Florence, irmão do atual campeão mundial John John. O mar subiu e picos como Box by Box ficaram lotados.
LEIA TAMBÉM: Surfista californiano congela a barba em onda a quase zero grau; confira
Morte de prodígio do surfe
No entanto, um triste incidente marcou a passagem do furacão Irma na ilha. Zander Venezia, promessa do surfe de Barbados, faleceu enquanto surfava na rasa bancada de Box by Box. As direitas do local são consideradas perigosas e de difícil acesso, até mesmo para os que já são experientes. Embora conhecesse bem a onda, o jovem de 16 anos de idade foi vítima fatal.
De acordo com o "Surfline", Venezia tinha acabado de surfar uma das melhores ondas de sua vida. "Ele falou a Dylan Graves: 'Acabei de pegar a melhor onda da minha vida!'", contou Alan Burke, surfista que estava no momento do incidente. "Dylan foi a última pessoa a falar com Zander. E então veio a fechadeira".
LEIA TAMBÉM: Filipe Toledo leva filha de 10 meses para pegar onda pela 1ª vez; assista
Uma fechadeira veio e esmagou o garoto no fundo de coral. Especula-se ainda que ele tenha quebrado o pescoço por causa do impacto com a bancada, mas a autópsia final ainda será divulgada. "Zander estava sangrando e não se movia. Tentaram levá-lo rapidamente à praia, o que foi muito difícil. Box by Box é um lugar complicado para entrar e sair, mesmo que você tenha habilidade. Há muitas pedras grandes e algumas delas saem da água", contou Alan.
O mundo do surfe ficou de luto. Zander Venezia era o atual 17º colocado no ranking norte-americano da categoria Junior. No Twitter, a WSL se manifestou sobre a morte do jovem. "Nossas mais profundas condolências à seus amigos e familiares", escreveu a liga responsável pelas competições do esporte. Na imagem publicada, o surfista está ao lado do pai, Louis.