Depois de uma bela campanha durante todo o evento em Jeffreys Bay, Filipe Toledo foi o grande campeão da sexta etapa do circuito mundial de surfe de 2017. Com boas condições apresentadas pelo mar na África do Sul , o brasileiro deu show de surfe e desbancou Jordy Smith e Julian Wilson até vencer o estreante português Frederico Morais na final por 18.00 a 17.73.
LEIA TAMBÉM: Saiba tudo sobre o surfe e estilo de vida do esporte
"Eu não estou acreditando", disse Filipinho. "J-Bay foi sempre um evento no qual eu sonhava em vencer, surfei ondas perfeitas durante toda a etapa. Tenho que agradecer a Deus pela semana incrível que tivemos. Eu tenho toda a minha família aqui me apoiando. É inacreditável e eu estou sem palavras. Acho que posso deixar meu cabelo assim durante o restante do ano", completou o brasileiro que subiu sete posições agora ocupa a sétima colocação no ranking do circuito mundial de surfe .
O local de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, arrancou duas notas 10 e apresentou nível progressivo em sua volta ao tour. Filipe ficou de fora na etapa anterior, que aconteceu em Fiji, por conta de uma punição aplicada pela WSL por atitude após bateria no Oi Rio Pro em Saquarema. A vitória em J-Bay computou a quarta conquista do surfista na elite do esporte e a primeira de um brasileiro na África do Sul em uma etapa do circuito.
"Foi uma semana maravilhosa", disse Filipe Toledo . "Esta será definitivamente uma competição que eu lembrarei daqui quarenta ou cinquenta anos, não só porque eu ganhei, mas por causa do nível de surfe de durante toda a semana. J-Bay, ondas perfeitas e alto nível de competidores, foi perfeito. Eu agradeço a minha equipe que me apoiou e minha esposa e filha que estiveram a semana toda aqui me apoiando".
LEIA TAMBÉM: Filipe Toledo tira nota 10 em Jeffreys Bay e leva platéia ao delírio; assista
Atual ranking do CT 2017:
1º Matt Wilkinson (AUS): 31.950 pontos
2º John John Florence (HAV): 31.700 pontos
3º Jordy Smith (AFS): 31.350 pontos
4º Owen Wright (AUS): 30.150 pontos
5º Adriano de Souza (BRA): 27.900 pontos
6º Joel Parkinson (AUS): 24.400 pontos
7º Filipe Toledo (BRA): 23.950 pontos
8º Julian Wilson (AUS): 23.200 pontos
9º Gabriel Medina (BRA): 21.000 pontos
10º Connor O'Leary (AUS): 20.200 pontos
LEIA TAMBÉM: Kelly Slater sofre fratura no pé e está fora da sexta etapa do mundial de surfe
O próximo evento da elite do surfe mundial acontecerá no Taiti, com janelas entre os dias 11 e 22 de agosto. O defensor do título é o 11 vezes campeão do tour Kelly Slater, que fraturou dois dedos do pé em J-Bay e não irá correr o Billabong Pro em Teahupo'o.