Tamanho do texto

O 32º In Memory of Eddie Aikau começa nesta quinta-feira (1º)

O último In Memory of Eddie Aikau aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2016
WSL/ Keoki
O último In Memory of Eddie Aikau aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2016

Foi dada a largada para o 32° Quiksilver in Memory of Eddie Aikau Big Wave Invitational. O campeonato de ondas gigantes é uma homenagem ao havaiano Eddie Aikau, surfista e o primeiro salva-vidas da praia de Waimea, local na qual o campeonato acontece.

Surfe: saiba tudo sobre o esporte e estilo de vida

A janela de competição do tem início todos os invernos (Hemisfério Norte) a partir do dia 1º de dezembro e vai até o último dia de fereveiro do ano seguinte. A cerimônia de abertura do 32º In Memory of Eddie Aikau acontecerá às 15h (23h no horário de Brasília) na baía de Waimea.

Este ano, Quiksilver, patrocinadora do evento, WSL e a família Aikau superaram os obstáculos logísticos que ameaçavam o campeonato deste ano. Criado em 1984, o In Memory of Eddie Aikau só aconteceu nove vezes pois os requisitos do campeonato exigem que as ondas estejam a pelo menos 20 pés, ou seja, cerca de seis metros de altura.

Leia mais: Campeão mundial de surfe busca novo talento em campeonato amador

"Este é um dia muito importante para todos nós, da família Aikau, estamos muito felizes. Estamos muito orgulhosos de anunciar que sim, nós vamos ter o campeonato do Eddie este ano", disse Clyde Aikau, irmão do surfista homenageado no evento. Clyde, inclusive, foi o grande campeão da segunda edição do campeonato em 1986.

O slogan do campeonato é a frase 'Eddie would go', ou Eddie iria, em tradução livre para o português. A expressão é utilizada em situações nas quais as pessoas se recusam a fazer algo por medo. No campeonato, quando ondas gigantes quebram no mar, a intenção é de que os surfistas se coloquem no lugar de Eddie e peguem a onda.

A WSL, liga responsável pelo surfe profissional, vai transmitir o evento ao vivo. "A WSL tem um tremendo respeito pelo legado do Eddie Aikau e o prestígio deste evento especial em sua homenagem. A liga considera que é um privilégio apoiar e participar do Quiksilver In Memory of Eddie Aikau Big Wave e estamos ansiosos para esta próxima temporada de inverno", disse Paul Speaker, CEO da World Surf League.

Leia mais: Surfista australiano conta como escapou de ataque de tubarão com socos

Confira os surfistas convidados de 2016/2017:

Aaron Gold
Bruce Irons
Billy Kemper
Dave Wassel
Ezekiel Lau
Garrett McNamara
Grant Baker
Greg Long
Ian Walsh
Jamie Mitchell
Jamie O’Brien
Jeremy Flores
John John Florence
Kala Alexander
Kelly Slater
Koa Rothman
Kohl Christensen
Landon McNamara
Makua Rothman
Mark Healey
Mason Ho
Michael Ho
Reef McIntosh
Ross Clarke-Jones
Shane Dorian
Sunny Garcia
Takayuki Wakita
Tom Carroll

Eddie Aikau faleceu numa expedição havaiana em direção ao Taiti. A canoa na qual a caravana se encontrava virou em alto mar, ele foi buscar ajuda para salvar os colegas e nunca mais foi visto.

    Leia tudo sobre: surfe