Tamanho do texto

Pela primeira vez, os Tupis venceram uma equipe europeia jogando no Velho Continente. Vitória rendeu duas posições no ranking da World Rugby

A seleção brasileira de rugby XV alcançou neste sábado mais um feito histórico. Pela primeira vez, os Tupis derrotaram uma equipe europeia jogando no Velho Continente. Os 23 a 19 renderam duas posições à equipe brasileira no ranking geral da World Rugby, que agora aparece em 28º lugar, e supera justamente a Bélgica (até então em 26º) e o Quênia.

Leia também: Jogador é suspenso por 10 anos após agressão em árbitro; assista o vídeo

Seleção brasileira de rugby XV comemora vitória histórica contra a Bélgica
CBRu/Divulgação
Seleção brasileira de rugby XV comemora vitória histórica contra a Bélgica

“Foi um jogo duro, a Bélgica tem um time bom com vários atletas profissionais na França. Nosso ponto estratégico foi a defesa e soubemos aproveitar nossas oportunidades em cima das falhas deles, o que fez toda a diferença”, afirma Moisés Duque, um dos mais experiente da equipe brasileira de rugby .

O jogo

A partida, realizada em Bruxelas, teve os donos da casa dominando o primeiro tempo, um tanto quanto truncado. Foi somente aos 18 minutos de jogo que os belgas conseguiram transformar sua pressão em try, com Torfs, convertido. O Brasil então melhorou e foi ao ataque, diminuindo sua desvantagem em penal convertido por Josh, determinando o placar de 7 a 3 para a Bélgica no intervalo.

Leia também: Jogador leva mordida de leão, fica fora de partida e se desculpa com a torcida

O segundo tempo começou com os Tupis tentando o ataque, mas com os belgas anotando mais um try, este com Dowsett, também convertido, abrindo 14 a 3 aos 5 minutos da etapa complementar. Entretanto, os brasileiros responderam prontamente e chegaram ao primeiro try com Gelado, não convertido, após grande arrancada de Lucas Muller. Os donos da casa sentiram o golpe e os brasileiros aproveitaram, chegando ao segundo try com Felipe Sancery, também não convertido, após chute de Moisés para o campo de ataque, diminuindo a desvantagem para apenas 1 ponto, com 14 a 13 para os europeus.

A pressão brasileira continuou e os Tupis viraram o placar para 16 a 14 após penal cobrado por Josh. Os belgas foram para cima, mas em uma grande troca de passes os brasileiros maracaram mais um try, com De Wet, convertido, abrindo 23 a 14 e praticamente liquidando a fatura. Dowsett ainda marcou mais um try para a Bélgica, mas não foi o suficiente para tirar a vitória dos Tupis.

Leia também: Jogador de rugby nocauteia árbitro e causa briga generalizada; assista ao vídeo

Os 23 a 19 foram um marco para a seleção brasileira de rugby XV, que conquistou sua primeira vitória na Europa na história. Os brasileiros agora se preparam para o último jogo da gira europeia, contra a Espanha, no próximo sábado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.