Meninas do nado sincronizado andando sobre a água
Reprodução
Meninas do nado sincronizado andando sobre a água

É possível caminhar sobre as águas? Não foi só Jesus Cristo que conseguiu esse milagre bíblico no Mar da Galileia. Algumas atletas do nado sincronizado mostraram que é possível andar tranquilamente sobre a água e não afundar.

Leia também: Mãe, personal e palestrante, a vida de Rebeca Gusmão 9 anos após aposentadoria

Mas calma. As meninas do nado sincronizado usaram um truque de câmera bem bacana para dar esse efeito. Elas, na verdade, ficaram de cabeça para baixo dentro da piscina e tiveram que encher seus pulmões de ar para não afundarem, dando a sensação de que estão caminhando.

Confira no vídeo

Sobre a modalidade

O nado sincronizado é o balé na água. O esporte mistura natação com elementos artístícos e atrai olhares pela beleza e surpresa dos movimentos. Durante as rotinas, atletas saltam, fazem desenhos na água e encantam o público. Apesar de ter sido criado no começo de 1900 - o primeiro registro é de 1907, com uma apresentação em Nova Iorque - e se popularizado nos Estados Unidos nos anos 40, o esporte ainda é um jovem nas Olimpíadas. Ele foi incluído nos Jogos em 1984, na edição de Los Angeles.

Leia também: Luto! Nadador do Tijuca Tênis Clube morre durante treino na piscina

A modalidade é praticada apenas por mulheres e tem duas competições: equipe e dueto. A disputa do nado sincronizado é decidida pelas notas dos juízes, e as atletas são avalidas nos quesitos execução, dificuldade e impressão artística, que leva em conta coreografia, interpretação da música e apresentação. O tempo das rotinas, ou apresentações, varia: entre 2min20s e 3min para os duetos e, de 2min50s a 4min para as equipes. 

undefined
Satiro Sodré / SSPress / CBDA

Brasil no nado sincronizado

Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil já participou de diversas edições das Olimpíadas, mas sem um resultado expressivo. Nas duas edições mais recentes, em Pequim e Londres, o dueto Lara Teixeira e Nayara Figueira acabou em 13º. Os melhores desempenhos foram em Sydney, 2000, e Atenas, 2004, com o 12º para as irmãs Isabela e Carolina de Moraes. 

Para o Rio 2016, o País levou a equipe e o dueto. 

Potências olímpicas

A Rússia é o país de maior expressão nos Jogos Olímpicos. O país dominou o pódio no dueto e por equipes e, simplesmente, faturou todos os ouros desde a edição de Sydney, em 2000. O principal nome do país foi Anastasua Davydova, atleta aposentada e agora técnica.

Leia também: Musa da natação faz tatuagem no bumbum; veja como ficou

Em Atenas 2004 e em Pequim 2008, a russa representou sua bandeira no dueto e na equipe e venceu todas as provas do nado sincronizado. Quatro anos depois, competiu apenas na equipe em Londres 2012 e conquistou mais um ouro. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!