Tamanho do texto

Presidente dos Estados Unidos não gostou que o campeão Philadelphia Eagles mandaria apenas parte da delegação para visitá-lo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , quebrou uma tradição esportiva e cancelou o encontro com os jogadores do Philadelphia Eagles , atual campeão da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL), que estava prevista para acontecer na última terça-feira, na Casa Branca.

Leia também: Sem a mão esquerda, Shaquem Griffin é selecionado pelo Seahawks no Draft da NFL

Jogadores do Philadelphia Eagles, atual campeão da NFL, protestando durante o hino nacional norte-americano
Reprodução
Jogadores do Philadelphia Eagles, atual campeão da NFL, protestando durante o hino nacional norte-americano

O chefe de estado norte-americano cancelou o convite porque o Eagles mandaria uma delegação pequena para realizar a tradicional visita, e não o elenco completo, como é o costume neste tipo de recepção - os campeões das principais ligas, incluindo a NFL , sempre visitam o presidente após as conquistas.

De acordo com um comunicado emitido pela porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, os Eagles discordam "com o presidente deles", pois "insistem que os campeões fiquem orgulhosamente de pé durante o hino nacional, com a mão no coração, para homenagear os grandes homens e mulheres militares e a população do país".

Leia também: Cheerleaders denunciam Redskins e relatam situações constrangedoras

Ao invés do encontro com os jogadores, Trump recebeu um grupo de torcedores do Eagles que já estava em Washington para acompanhar a visita da equipe na Casa Branca.

Tradição e discordância

Como é tradição nos Estados Unidos, a cada temporada, os atletas campeões das quatro principais ligas esportivas do país - hóquei no gelo, futebol americano, beisebol e basquete - fazem uma visita ao presidente.

O atrito entre jogadores da NFL e Trump começou na temporada passada, quando diversos atletas se recusaram a se levantar durante a execução do hino nacional norte-americano como forma de protesto contra a violência da polícia aos negros do país.

Além de se ajoelharem, alguns optam por cruzar os braços. Trump se posicionou contra os protestos e chegou até a pedir que os jogadores fossem demitidos de seus clubes. No mês passado, os donos da liga de futebol americano aprovaram uma nova medida que multará os times que os jogadores se ajoelhem durante o hino nacional.

Leia também: Astro da NFL é encontrado morto a tiros dentro de sua casa

Além da NFL , os atletas do futuro campeão da NBA, a liga de basquete norte-americana, também deverão boicotar o encontro com Trump. Os jogadores Lebron James, do Cleveland Cavaliers, e Stephen Curry, do Golden State Warriors, anunciaram nesta terça que nenhum dos finalistas NBA vai à Casa Branca.