Tamanho do texto

Dos 111 casos analisados com astros da NFL que já morreram, em 110 foram constatados uma doença causada por choques na cabeça

Choques de cabeça na NFL podem causar sérios danos cerebrais
NFL/DIVULGAÇÃO
Choques de cabeça na NFL podem causar sérios danos cerebrais

Um estudo sobre a NFL publicado na Journal of American Medical Association mostrou um resultado preocupante: 99% dos ex-jogadores da liga profissional norte-americana de futebol americano analisados deram claros sinais de problemas cerebrais, indicando uma doença ligada a pancadas repetidas na cabeça e que pode levar à demência.

Leia também: Ex-jogador da NFL culpa o esporte por demência, Alzheimer e Parkinson

Dos 111 casos analisados com astros da  NFL , em 110 foram constatados a RTC (Encefalopatia Traumática Crônica). Essa doença é uma enfermidade degenerativa relacionada com choques na região da cabeça, também conhecida como demência pugilística, já que começou a ser estudada como uma consequência de boxe.

Leia também: Lendas da NFL revelam estar com graves doenças neurológicas

"Os dados sugerem que há uma relação muito provável entre exposição ao futebol americano e risco de desenvolvimento da doença", disse Jesse Mez, professor de neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Boston, autor-chefe da pesquisa.

Danos cerebrais

No total, o estudo examinou 202 cérebros de pessoas mortas que jogaram em alguma categoria do futebol americano, seja na escola, universidade ou profissionalmente na NFL, depois dos anos 60. A doença apareceu em 177 casos, o equivalente a 87%. Entre aqueles que jogaram como profissionais, a taxa foi de 99%.

Leia também: Jogadoras trocam socos durante partida da NFL de lingerie; confira o vídeo

Disputa na NFL
Divulgação
Disputa na NFL

A condição, que atualmente só pode ser diagnosticada após extração de tecido cerebral de uma pessoa morta, foi diagnosticada em ex-jogadores como os astros Junior Seau, membro do Hall da Fama do esporte, e Dave Duerson. Ambos cometeram suicídio.

O estudo sobre os perigos desse esporte adverte, no entanto, que não se pode concluir com absoluta segurança que jogar futebol americano está diretamente relacionado com a ETC . Os cérebros estudados são de pessoas que os doaram para a ciência porque suspeitavam que algo errado estava acontecendo, o que faz com que a amostra apresente algum desvio. 

Culpa do esporte

Recentemente, o ex-jogador do New York Jets, Mark Gastineau, atribuiu as doenças mentais que adquiriu à sua carreira dentro da NFL. "Quando meus resultados chegaram, eu tinha demência, Alzheimer e Parkinson", disse o linebacker à rádio norte-americana "WOR". Durante os dez anos que atuou na liga, todos eles foram com a camisa do time de Nova York.