Tamanho do texto

Ídolo do beisebol norte-americano, Jackie Robinson quebrou barreiras e venceu preconceitos, mudando, para sempre, a história do esporte no país

Jackie Robinson é considerado uma das maiores lendas da MLB
Reprodução
Jackie Robinson é considerado uma das maiores lendas da MLB

No dia 15 de abril de 1947, Jack Roosevelt Robinson mudou para sempre a história do beisebol. Neste dia, tornou-se o primeiro negro a jogar na MLB, a mais importante liga dos Estados Unidos. Naquela época, o esporte era somente destinado aos brancos e o atleta foi um dos responsáveis por quebrar as barreiras racistas.

LEIA TAMBÉM: Jogador pede namorada em casamento após vencer a World Series; assista o vídeo

Nascido no estado da Geórgia, Jackie Robinson assinou com o Brooklyn Dodgers . Foi no estádio Ebbets Field, em Nova York, sob os olhos de mais de 25 mil pessoas, onde jogou sua primeira partida. Os anos seguintes foram ainda de muita luta contra o racismo , mas o jogador atuou na MLB até o ano de 1956.

Em 1962, Robinson ingressou no Hall da Fama do Beisebol, mas em 1997, 25 anos depois de sua morte, recebeu a maior honraria do esporte. A Major League Baseball aposentou o número 42 , usado em seu uniforme, em todas as franquias da liga principal.

LEIA TAMBÉM: Gatinho invade jogo de beisebol e dá mordida quando tentam tirá-lo de campo

Durante o leilão do Heroes of Sport de Heritage Auctions, uma das camisas usadas pelo ídolo do beisebol quebrou o recorde do evento. Embora diversos objetos esportivos de grandes personalidades tenham sido colocadas à venda, o uniforme de Jackie Robinson foi comprado por 2,05 milhões de dólares. O valor equivale a cerca de R$ 6,6 milhões.

LEIA TAMBÉM: Bolada de quase 200 km/h atinge criança em jogo do Yankees; assista o vídeo

Jackie Robinson Day

No Dia de Jackie Robinson, todos os atletas usam o número 42
Reprodução
No Dia de Jackie Robinson, todos os atletas usam o número 42

Desde 2004, no dia 15 de abril é comemorado o Dia de Jackie Robinson . Nesta data, todos os jogadores de todas as equipes da MLB utilizam a camisa de número 42. Em uma ocasião, enquanto o atleta negro era alvo de racismo, o colega de time Pee Wee Reese disse: "Quem sabe amanhã todos usemos 42, para que ninguém mais consiga nos diferenciar". Daí, surgiu a inspiração da homenagem.