Eric Pardinho, que faz parte da Academia MLB Brasil, tem chamado a atenção dos olheiros com seus rápidos arremessos, que chegam a 150km/h
Eric Pardinho, jovem atleta brasileiro de apenas 16 anos, apareceu em quinto lugar em uma lista com os 30 melhores prospectos internacionais de beisebol, publicada pelo site oficial da Major League Baseball (a liga norte-americana da modalidade), na última sexta-feira. Ele chama a atenção dos olheiros com seus arremessos que chegam a 150km/h.
Leia também: 20 anos depois, Guga relembra título de Roland Garros: "Minha vida mudou"
O jovem, ainda no ano passado, com 15 anos, foi convocado para defender a seleção principal do Brasil no torneio eliminatório para o World Baseball Classic - o mundial de beisebol , vencido pelos Estados Unidos em março deste ano. Na ocasião, Eric Pardinho jogou uma entrada contra a seleção do Paquistão e eliminou dois adversários por "strikeout" ao atingir 94 milhas por hora em um de seus arremessos, cerca de 150km/h.
Curiosamente, logo após de entrar no jogo, que terminou com vitória brasileira po 10x0, surgiram na arquibancada cerca de 20 pistolas de medição de velocidade apontadas para o garoto. Soube-se que se tratavam de olheiros interessados e que gostariam de saber mais sobre o atleta brasileiro.
Leia também: Fernando Alonso atropela e mata dois pássaros em teste para Indy 500; assista
Segundo Jesse Sanchez, colunista da MLB.com (site oficial da liga), Pardinho é o único arremessador entre os 10 melhores prospectos, pois atinge em seus lançamentos velocidades iguais aos dos profissionais, enquanto atletas da mesma idade alcançam entre 80 e 90 milhas.
Formação de atletas
Pardinho faz parte do principal programa de beisebol amador do país, no CT Yakult, localizado na cidade de Ibiúna, interior de São Paulo, a Academia MLB Brasil. A iniciativa, pioneira no país, é uma parceria entre a liga americana e a Confederação Brasileira de Beisebol e Sóftbol (CBBS) para o desenvolvimento e ampliação do esporte, que retorna ao quadro olímpico em nos Jogos de Tóquio, em 2020.
A academia da modalidade inaugurada pela Major League Baseball (MLB), em janeiro de 2017, começa a render os primeiros frutos. Eric encabeça a lista de jovens brasileiros que devem assinar contrato com equipes americanas ainda neste ano.
Leia também: Aos 7 anos, menina prodígio do basquete sonha em ser a primeira mulher na NBA
“Eric é um garoto muito especial, mesmo com pouca idade ele tem desempenho semelhante ao de profissionais e ótimo equilíbrio físico e mental. Com certeza tem grandes chances de chegar às grandes ligas assim como outros garotos que vem se destacando na academia em Ibiúna” afirma Thiago Caldeira, técnico de arremessos da seleção brasileira de beisebol e scout da MLB no Brasil.