Corrida Internacional de São Silvestre acontece todo dia 31 de dezembro e fecha o calendário esportivo brasileiro no ano
Na próxima segunda-feira, dia 31 de dezembro, acontece a 94ª edição da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, evento que fecha oficialmente o ano esportivo no Brasil.
Leia também: Americano de 70 anos bate recorde mundial na maratona de Jacksonville
A expectativa é que a São Silvestre de 2018 reúna cerca de 30 mil corredores de diversas partes do mundo, com largada na Avenida Paulista, próximo ao número 2000, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, 900.
O Brasil estará representado por seus principais corredores na atualidade, todos buscando recuperar o topo do pódio na disputa.
No masculino, uma das atrações nacionais destes ano é Wellington Bezerra, que em 2018 foi campeão das Dez Milhas Garoto, vice na Maratona Internacional de São Paulo e 11º na Maratona de Berlim.
Além dele, também buscam o pódio Gilmar Lopes, vice nas Dez Milhas Garoto e terceiro na Volta da Pampulha; Giovani dos Santos, seis vezes campeão da Pampulha e terceiro na 10K Tribuna em 2018; e Éderson Vilela, melhor brasileiro no ano passado (12º lugar), quando venceu também a 10k de São Bernardo do Campo. Em 2018, foi quinto na Volta da Pampulha.
Leia também: Após doping, Brasil fica com bronze no atletismo dos Jogos Olímpicos 2008
No time feminino, Joziane Cardoso encabeça a disputa. Ela foi a melhor brasileira na São Silvestre de 2017, com o 10º lugar, venceu também a Pampulha em 2014 e foi quarta colocada na Tribuna 2018.
Ao seu lado na briga com as estrangeiras estarão Andréia Hessel, campeã da Maratona Internacional de São Paulo 2018 e 20ª na Maratona de Frankfurt, também neste ano, e Tatiele Pereira, melhor brasileira na São Silvestre 2016, com o sétimo lugar, e quinta colocada na Meia Maratona de Buenos Aires 2018.
A categoria Cadeirante começará às 8h20, com a largada do pelotão de elite feminino marcado para 8h40. Logo em seguida, às 9h, será a vez da largada do pelotão de elite masculino e atletas da categoria geral. Todos são horário de Brasília.
Resultados da São Silvestre de 2017
Masculino
- Dawitt Admasu (Etiópia), 44min15seg
- Belay Bezabh (Etiópia), 44min43seg
- Edwin Kipsang (Quênia), 44min43seg
- Birhanu Balew (Bahrain), 45min06seg
- Paulo Lonyangata (Quênia), 45min28seg
Feminino
- Flomena Daniel (Quênia), 50min18seg
- Sintayehu Hailemicheal (Etiópia), 50min55seg
- Birhane Dibaba (Etiópia), 50min57seg
- Ymer Wude (Etiópia), 51min35seg
- Paskalia Chepkorir (Quênia), 51min55seg
Percurso detalhado da da São Silvestre
A largada é na Avenida Paulista , esquina com a Rua Augusta, com a chegada acontecendo na mesma avenida, no número 900.
- Av. Dr. Arnaldo
- Rua Maj. Natanael
- Rua Des. Paulo Passalaqua
- Av. Pacaembu
- Viaduto Gal. Olímpio Silveira: passagem
- Av. Dr. Abrahão Ribeiro
- Av. Norma Giannotti
- Av. Rudge
- Viaduto Orlando Murgel
- Av. Rio Branco
- Av. Ipiranga
- Av. São João
- Alameda Barão de Limeira
- Av. Duque de Caxias
- Rua Rego Freitas
- Rua Gal. Jardim
- Rua Bento Freitas
- Largo do Arouche
- Av. Vieira de Carvalho
- Praça da República
- Av. Ipiranga
- Av. São João
- Rua Conselheiro Crispiniano
- Praça Ramos de Azevedo
- Rua Xavier de Toledo
- Viaduto Nove de Julho
- Viaduto Jacareí
- Rua Santo Amaro: troca de mão
- Rua Maria Paula
- Av. Brig. Luis Antônio
- Av. Paulista
Acessos da São Silvestre
A 94ª Corrida de São Silvestre terá um esquema especial de acesso à largada e chegada, visando assegurar maior facilidade aos atletas oficialmente inscritos e informar ao público que pretende acompanhar a corrida.
No período das 5h às 10h da manhã serão permitidos apenas atletas com número de peito, com os seguintes acessos: Alameda Santos, Rua São Carlos do Pinhal, Rua Frei Caneca, Alameda Ministro Rocha Azevedo, Rua Peixoto Gomide, Rua Plínio Figueiredo e Alameda Casa Branca.
A dispersão será a partir da Rua Joaquim Eugênio de Lima até a Alameda Itapeva. Todas as áreas serão restritas a corredores oficialmente inscritos e usuários locais. Não será permitida a presença de acompanhantes ou carrinhos e outros itens que não fazem parte do evento.
Leia também: Atleta supera depressão com ajuda de corrida e sonha em disputar Paralimpíada
O Comitê Organizador pede que atletas sem inscrição não compareçam, pois não há como dimensionar os serviços e o consumo excessivo pode gerar a falta de serviços e hidratação para os inscritos. E destaca que essas dinâmicas estão sendo implantadas para melhor atender aos atletas inscritos oficialmente.
A infraestrutura da São Silvestre é dimensionada para o número oficial de inscritos, cerca de 30 mil, não contemplando serviços a atletas sem inscrição (os famosos "pipocas"). Serão sete postos de água, com volume para atender somente aos inscritos. Como consta em regulamento, não haverá serviços extras e hidratação excedente para atletas sem inscrição.