Tamanho do texto

Nigeriana vice-campeã olímpica em Pequim 2008 perdeu a peruca durante salto; Blessing Okagbare teve sua marca reduzida em cerca de 30cm

Blessing Okagbare, atleta do salto em distância e vice-campeã olímpica em 2008
Reprodução
Blessing Okagbare, atleta do salto em distância e vice-campeã olímpica em 2008

Imprevistos no esporte são muitas vezes inevitáveis e nesta última quinta-feira (15), a nigeriana Blessing Okagbare foi protagonista de um acontecimento inusitado. Durante etapa da Diamond League em Oslo, capital da Noruega, a peruca da atleta do salto em distância caiu e prejudicou sua classificação.

LEIA TAMBÉM: Usain Bolt ajuda a cavar cova de amigo atleta morto na Jamaica; assista

De acordo com as regras da modalidade, a distância do salto é medida a partir do ponto mais próximo do zero que o corpo toca a areia. Por conta do ocorrido, a medição do salto de Blessing foi contado a partir do ponto onde a peruca caiu e o resultado da atleta acabou por ser cerca de 30cm a menos que o previsto.

LEIA TAMBÉM: Aos 101 anos, atleta conquista medalha de ouro nos 100m rasos

Assista o vídeo:




No final do salto, Blessing Okagbare , ficou com o resultado de 6,21m e terminou a competição na Noruega em sétimo lugar. A nigeriana ainda conseguiu em seu quarto salto uma melhor marca, 6,48m. Sendo assim, a campeã da prova foi a americana e atual campeã olímpica Tianna Bartoletta (6,79m), seguida pela russa Darua Klishina (6,75m) e pela alemã Claudia Rath (6,63m).

LEIA TAMBÉM: Mulher pioneira na Maratona de Boston volta à linha de partida 50 anos depois

Atletismo

Blessing Okagbare ganhou destaque mundial após conquistar o terceiro lugar no salto em distância durantes os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Na ocasião, a campeã da prova foi a brasileira Maurren Maggi, seguida pela russa Tatyana Lebedeva. No entanto, a nigeriana herdou a medalha de prata após descoberta de doping por parte da saltadora da Rússia. A desclassificação de Lebedeva aconteceu em janeiro de 2017, após reanálises de amostras, que apontaram uso de substâncias proibidas no evento.

No ano de 2013, a atleta da Nigéria ficou com a medalha de prata no salto em distância e bronze nos 200m rasos do Mundial de Atletismo em Moscou. Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2014, Blessing participou das provas dos 100m, 200m e também do revezamento 4x100m rasos.