Tamanho do texto

Fernanda Maciel correu a prova em mais de 24 horas e repetiu o bom desempenho do ano passado

Brasileira Fernanda Maciel correu a maratona no deserto em mais de 24 horas acumuladas
Red Bull Content Pool
Brasileira Fernanda Maciel correu a maratona no deserto em mais de 24 horas acumuladas

A ultramaratonista brasileira Fernanda Maciel, de 37 anos de idade, conseguiu mais uma vez completar a temida Marathon des Sables (ou, em português, Maratona das Areias), competição de seis etapas disputada no Marrocos e que se estende por 250 km pelas dunas do Deserto de Saara. Em sua 32ª edição, ela ficou na terceira colocação entre os 1.167 corredores.

Leia também: Mulher pioneira na Maratona de Boston volta à linha de partida 50 anos depois

Fernanda venceu temperaturas de mais de 50 graus com um tempo acumulado de 24 horas, 44 minutos e 59 segudos. Ao lado da brasileira , completaram o pódio a sueca Elisabet Barnes, que ficou na primeira colocação, e a francesa Natalie Mauclair, segunda melhor classificada.

Fernanda Maciel ficou na terceira colocação, no pódio
Red Bull Content Pool
Fernanda Maciel ficou na terceira colocação, no pódio

“Terminar esta prova significa uma vitória e um sonho. Sempre ouvi falar desde pequena da Marathon des Sables e sabia que um dia poderia corrê-la. É a única prova que me faz chorar de dor e de prazer em cruzar a linha de chegada de cada etapa diária", disse Fernanda, que participou do desafio pela segunda vez.

Uma das particularidades da competição é a autossuficiência. Do primeiro ao último estágio, os atletas devem carregar consigo, o tempo inteiro, o próprio alimento para os sete dias em que ocorrem as seis etapas, aumentando o peso da mochila e a dificuldade para cruzar o deserto.

Leia também: Elefante branco? Estádio da Copa 2010 ganha maior balanço de corda do mundo

"A parte mais desafiadora foi durante a primeira etapa. Comecei a passar mal do estômago, não conseguia respirar bem e nem comer. A mochila pesava 8,5 kg. Não corria bem subindo ou descendo as dunas. Foi um martírio! Pensei em abandonar a prova, mas segui firme até acabar a etapa", afirmou Fernanda.

Desafio no deserto

A Marathon des Sables reúne amadores e profissionais da ultramaratona do mundo inteiro, mas a disputa pelo pódio ficou mais acirrada desde o ano passado, pois a prova passou a ser uma das mais importantes no Ultra Trail World Tour, o circuito mundial de ultramaratona.

Leia também: Musa do judô migra para o MMA e mostra rosto desfigurado após combate

Fernanda Maciel em ação no Deserto do Saara
Red Bull Content Pool
Fernanda Maciel em ação no Deserto do Saara

“A prova este ano foi difícil e bem disputada por causa do maior número de competidoras femininas que disputam o mundial Ultra Trail World Tour. Houve muita disputa pelo pódio durante cada etapa. Fiquei feliz com o resultado de terceiro lugar, porque correr "atacando" no deserto é perigoso. Tive que administrar a falta de comida, condição extrema de calor, as horas corretas para acelerar e não passar dos meus limites", disse Fernanda.

"Corri de forma conservadora e inteligente para sobreviver até a linha de chegada ao meio do deserto. Tive muitos hematomas no corpo por conta do peso da mochila (8kg) e bolhas nos pés este ano, mas consegui superar a dor. Foi uma experiência maravilhosa como sempre correr por 7 dias, os 250km no Saara de forma autossuficiente, sem telefone, realmente conectada comigo mesma, foi mágico", completou a brasileira.