Tamanho do texto

Aos 70 anos, Kathrine Switzer voltou ao local onde fez história no atletismo feminino e participou pela primeira vez em 1967

Kathrine Switzer na Maratona de Boston de 2017
Reprodução/ Twitter
Kathrine Switzer na Maratona de Boston de 2017

Em 1967, Kathrine Switzer entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a participar oficialmente da Maratona de Boston, a prova anual mais antiga do mundo. Nesta segunda-feira (17), a norte-americana voltou para a linha de partida usando o número 261, o mesmo que usou há 50 anos atrás.

LEIA TAMBÉM: Elefante branco? Estádio da Copa 2010 ganha maior balanço de corda do mundo

Na ocasião, a estudante de jornalismo da Universidade de Syracuse estampou as capas de jornais e revistas. Aos 20 anos, Kathrine sofreu tentativa de expulsão do diretor da prova, Jock Semple, mas foi protegida por seu namorado, que empurrou o dirigente. A foto tornou-se icônica, a jovem continuou o percurso e completou a Maratona de Boston em 4h20m.

Jock Semple tentou expulsar Kathrine Switzer da Maratona de Boston de 1967
Reprodução
Jock Semple tentou expulsar Kathrine Switzer da Maratona de Boston de 1967

"Por um breve instante, me perguntei se deveria deixar a prova. Eu não queria estragar a prestigiosa corrida mas sabia que se eu parasse, ninguém jamais acreditaria que as mulheres tinham capacidade de correr mais de 42 km. Se eu parasse, iria trazer as mulheres no esporte para trás, ao invés de ir para a frente. Se eu parasse, jamais faria Boston e se eu parasse Jock Semple e todos os outros iriam ganhar. Meu medo e humilhação se transformaram em raiva", disse Kathrine à revista "Runner’s World".

LEIA TAMBÉM: Musa do judô migra para o MMA e mostra rosto desfigurado após combate

Apesar de naquela época, as regras do evento não possuirem nenhuma cláusula que especificava gêneros, a Maratona de Boston era até então exclusivo para os homens. Kathrine fez sua inscrição apenas com as abreviações do nome: "K.V. Switzer". A mulher afirma que apenas utilizou as siglas nas quais assinava suas matérias no jornal da faculdade e contou com o descuido da organização da maratona, que só percebeu que havia uma mulher no dia da corrida. 

Em 1972, primeiro ano que oficializou a permissão de mulheres na Maratona de Boston, Kathrine usou sua influência e fez campanha para levar o sexo feminino ao evento. Hoje, aos 70 anos, Kathrine Switzer é reconhecida por ter quebrado barreiras e iniciado o processo das mulheres no atletismo. A mulher possui 39 maratonas no currículo, sendo campeã da Maratona de Nova York em 1974.

LEIA TAMBÉM: Novo dono do Milan quer time entre os cinco melhores do mundo

Maratona de Boston

É a mais tradicional corrida de longa distância anual do mundo. Acontece desde 1897, sendo disputada em 42 km entre as cidades de Hopkinton e Boston, no estado norte-americano de Massachusetts. Até 1968 a prova acontecia sempre no dia 19 de abril, o Dia do Patriota, feriado dos Estados Unidos. A partir de 1969, a Maratona de Boston passou a ser disputada na terceira segunda-feira do mês de abril, data para qual o feriado foi transferido.