
Há exato 60 anos, Maria Esther Bueno entrava em Wimbledon para vencer a australiana Margaret Smith e se tornar tricampeã do mais tradicional torneio do mundo. O feito, jamais repetido por qualquer brasileiro, é celebrado até hoje pelos grandes nomes do esporte. E, nesta quinta-feira (4), Beatriz Haddad Maia entra em quadra para honrar o legado da compatriota, em partida exibida pela ESPN.
Maior atleta mulher do tênis, Maria Esther Bueno fez história com três conquistas de Wimbledon e quatro de US Open. Já Bia Haddad ostenta a presença no Top 20 da WTA há dois anos e se tornou a maior representante feminina do esporte desde as grandes conquistas da maior tenista brasileira de todos os tempos.
Das glórias de Gustavo Kuerten à semifinal de Roland Garros disputada por Bia, o tênis brasileiro viveu sob a influência de sua maior atleta. Comentarista da ESPN, Fernando Meligeni foi um dos grandes nomes nacionais dentro da modalidade e acredita que ainda é dado pouco crédito à Maria Esther Bueno.
“Para mim, é difícil falar dela. É uma ídola e é um ícone do nosso esporte. E é uma referência pouco aproveitada pelo país. Saudade eterna!”, comentou o ex-tenista.
Quando Maria Esther Bueno faleceu, em 2018, Meligeni levantou a questão publicamente: “Mais uma gênia esquecida, deixada de lado. Mais uma incrível atleta que não foi reconhecida como merecia”, afirmou em rede social. O comentarista mantém hoje a opinião de que não houve o devido reconhecimento à tenista brasileira.
Bia Haddad, no entanto, sabe bem o peso da atleta brasileira dentro de seu esporte. Ao chegar em Wimbledon neste ano, a tenista fez questão de tirar uma foto apontando para o nome de Maria Esther Bueno em um painel dentro do complexo londrino. “MEB Eterna”, escreveu a atleta.
Bia enfrentará nesta quinta-feira (4) a colombiana Camila Osorio pela segunda rodada do torneio, com foco em repetir sua melhor campanha, a quarta rodada de 2023. Longe, claro, dos grandes feitos de Maria Esther Bueno, mas cada avanço da atleta também remete à história do esporte brasileiro e de seus grandes ídolos.
Bia Haddad enfrentará Osorio em partida ainda sem horário definido, mas com transmissão ao vivo na ESPN 2 e no Disney+.
Veja mais novidades sobre o mundo da bola e todos os esportes no Brasil e no mundo acompanhando nosso site.