Alessandro Zanardi
Divulgação Rio 2016
Alessandro Zanardi

Pouco mais de um ano depois do grave acidente que Alessandro Zanardi sofreu durante uma prova de handbike, a esposa do paratleta italiano, Daniela, revelou que as condições do ex-piloto são "estáveis", mas admitiu que ainda não há previsões para ele voltar para casa.

(Veja abaixo galeria de fotos de Zanardi)


Em junho de 2020, Zanardi colidiu de frente com um caminhão que estava subindo a estrada na direção contrária. O evento havia sido organizado pelo próprio multicampeão italiano e tinha o objetivo de divulgar o esporte paralímpico no país.

Desde então, Zanardi passou por diversas cirurgias no rosto e na cabeça, além de fazer um tratamento de reabilitação. As informações sobre o estado de saúde do italiano são poucas, mas a esposa do paratleta forneceu mais detalhes em uma entrevista ao site de esportes a motor da BMW, marca da qual o ex-piloto é embaixador.

Você viu?

"O estado de Zanardi está essencialmente estável. Atualmente ele se encontra em uma clínica especial, onde passa por um programa de reabilitação. Isso inclui estímulos multimodais e farmacológicos sob a orientação de médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e fonoaudiólogos para tentar facilitar sua recuperação", revelou Daniela.

A mulher do italiano aproveitou a oportunidade para agradecer todas as mensagens endereçadas ao marido e afirmou que Zanardi "está lutando".

Daniela também comentou que Zanardi ainda não consegue falar, embora se comunique com os familiares. Ela ainda revelou que o ex-piloto de Fórmula 1 "tem muita força nos braços e nas mãos".

"Foi um processo muito complexo que exigiu muito da neurocirurgia e se caracterizou uma por uma série de contratempos. Zanardi está em uma condição estável e pode se comunicar conosco, mas ainda não consegue falar. Depois de um longo tempo em coma, as cordas vocais devem recuperar sua elasticidade e isso só é possível por meio da prática e da terapia. Ele ainda tem muita força nos braços e nas mãos, e segue treinando intensamente com os equipamentos", declarou.

Por fim, Daniela comentou que o futuro será um grande desafio e informou que ainda não há previsões para Zanardi retornar para casa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!