Giba
Divulgação/FIVB
Giba

O ex-Seleção de vôlei Giba fez uma declaração transfóbica ao falar de Tiffany Abreu , atleta trans que atua pelo SESI/Bauru. O fato ocorreu em conversa com Eduardo Bolsonaro , filho do presidente  Jair Bolsonaro .

O ex-atleta disse que o fato de Tiffany estar em uma equipe feminina é algo "completamente fora do normal" e sugeriu que os transsexuais realizassem um "campeonato somente para eles".

"Se perguntar para mim (a resposta é): faz um campeonato deles (transexuais). Não tenho problema com gênero, com nada. Mas é completamente fora do normal. Joguei com ele (Tifanny) quando ele era homem ainda, hoje em dia joga com mulheres. Ele foi fazer a cirurgia com 30 e poucos anos, e por mais que você faça o tratamento, ele não vai perder aquela força a mais que temos em relação às mulheres", disse.

Giba ainda completou usando a obrigatoriedade do teste anti-doping como argumento. "Uma pergunta que faço para todo mundo pensar um pouco: se uma mulher é pega no doping com testosterona, ela fica quatro anos fora das quadras. E por que isso não é o contrário? É um questionamento que eu deixo para vocês pensarem um pouquinho", completou.

Você viu?

Eduardo Bolsonaro o respondeu dizendo que a inclusão de Tiffany nas equipes femininas é algo que nega a ciência.

"O Giba foi muito suave, mas eu explico isso um pouquinho mais profundo. Isso é o que a gente fala na política de um pensamento doentio de esquerda, de ideologia de gênero, é disso tudo. Eles negam a ciência. A ciência é genética, são os hormônios. Eles acreditam que a sua sexualidade é uma construção social", disse o deputado.

Como complemento de sua fala, Giba usou um trecho de uma notícia que foi considerada falsa pelo "Boatos.org", um dos maiores portais de checagem de notícias.

"É um caso bem complicado. Eu sou presidente da Comissão Mundial dos Atletas na Suíça e a gente teve essa discussão. Tinham federações que aceitavam, mas as confederações não. Tivemos essa discussão. Um caso que deu embasamento para que a gente não deixe isso acontecer foi o que aconteceu, se não me engano, em um campeonato de luta. Tipo MMA. Uma menina que fez isso da Bélgica, ela deu uma porrada na cabeça de uma tailandesa e a menina morreu com traumatismo craniano. E aí? Como a gente vai deixar isso acontecer?", finalizou.

O fato citado pelo ex-jogador nunca aconteceu, já que as lutadoras não existem. Além disto, as fotos atribuídas ao velório da suposta vítima se refere a outro fato completamente distinto. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!