Tamanho do texto

Brigid Kosgei, do Quênia, não deu chances às adversárias e venceu de ponta a ponta nas ruas de São Paulo

Brigid Kosgei arrow-options
Roberto Casimiro/Fotoarena/Agência O Globo
Brigid Kosgei venceu a São Silvestre de 2019

 A queniana Brigid Kosgei , de 25 anos de idade, venceu a prova feminina da 95ª edição da Corrida de São Silvestre, nesta terça-feira (31), em São Paulo. Ela cruzou a linha de chegada com o tempo de 48min54s, quase batendo o recorde da prova que é de Jemima Sumgong, que fez 48min35s em 2016.

Leia também: Queniano vence a São Silvestre com ultrapassagem espetacular na linha de chegada

Scheila Chelangat, também do Quênia, ficou em segundo, enquanto Tisadik Alem Nigus, da Etiópia, terminou em terceiro. Pauline Kamulu e Delvine Meringor, ambas também do Quênia, completaram o pódio.

Confira o pódio completo da São Silvestre feminina e os tempos:

  1. Brigid Kosgei (QUE) – 48min54s
  2. Scheila Chelangat (QUE) – 50min10s
  3. Tisadik Alem Nigus (ETI) – 50min12s
  4. Pauline Kamulu (QUE) – 50min28s
  5. Delvine Meringor (QUE) – 50mins51

Confira como foi a chegada de Kosgei:

Kosgei chegou à capital paulista como uma das favoritas, já que é a maratonista mais rápida da história. Em outubro deste ano, a africana bateu o recorde mundial dos 42,195 km na Maratona de Chicago. 

Naquela ocasião, a atleta completou a prova nos Estados Unidos em 2h14min04s, superando a marca de Paula Radcliffe, britânica que ostentou o recorde da maratona por 16 anos. 

A sexta posição ficou a argentina naturalizada brasileira Marcela Cordeiro. As brasileiras não vencem a São Silvestre desde 2006, quando Lucélia Peres ficou em primeiro.

A partir deste ano de 2019, a prova de São Silvestre passou a ser da categoria Road Race Bronze Label da World Athletics, novo nome da antiga IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo), entrando na lista das principais corridas do mundo.