Monte Everest tem trânsito carregado de alpinistas
Reprodução
Monte Everest tem trânsito carregado de alpinistas

A busca constante por "likes" em redes sociais é uma das principais razões para as filas que vêm se formando nas proximidades do cume do monte Everest, segundo o jornal chinês South China Morning Post.

"O reconhecimento vem antes do significado", explicou Adrian Hayes, alpinista britânico que já escalou o Everest , o K2 e o monte Makalu, três das montanhas mais altas do mundo.

"A motivação pessoal foi substituída por 'olhe para mim, veja o que eu conquistei'. Nós estamos tão engajados nessa corrida por atenção que nem percebemos", completou.

Leia também: Alpinista morre no Monte Everest ao cair de uma altura de mais 1 quilômetro

Até o momento, 11 pessoas já morreram enquanto tentavam chegar ao ponto mais alto do mundo , a 8.848 metros de altura. Esta é a temporada com o maior número de mortes desde 2015, quando um terremoto ocasionou uma avalanche que matou ao menos 22 pessoas.

Neste ano, entretanto, os óbitos não foram causados por desastres naturais, mas por montanhistas despreparados que se aventuram na montanha .

Pico do Monte Everest é o local mais alto da Terra
Reprodução
Pico do Monte Everest é o local mais alto da Terra

Elia Saikaly, cineasta e experiente alpinista canadense, postou uma foto já deletada em seu Instagram que mostrava uma longa fila de aventureiros tentando chegar ao pico . O detalhe é que, junto ao cabo de segurança que prendia os montanhistas, havia um corpo pendurado, de identidade desconhecida, afirma o tablóide americano New York Post.

Saikaly, que se desculpou pela imagem, afirmou achar que "temos a responsabilidade de informar aos montanhistas aspirantes da seriedade desta escalada enquanto criamos um ambiente de diálogo sobre como podemos tomar decisões mais seguras, responsáveis e éticas com relação a percepção que o resto do mundo tem do alpinismo.

Leia também: Adolescente recordista escala cumes mais altos de cada continente

Até a década passada, para escalar o monte era necessário desembolsar uma pequena fortuna e treinar exaustivamente. Com a popularização de expedições turísticas e a afeição do governo nepalês por lucrar com a atividade, a exploração da área atingiu novas proporções.

"Isso é perigoso", disse Hayes. "É ridículo. Eu vou escrever para alguns organizadores de expedições para dizer 'vamos lá, pessoal. Vocês são parte do problema'", protestou o alpinista contra as mortes no Everest .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!