Tamanho do texto

Montanha localizada entre o Tibete e o Nepal é o ponto mais alto da Terra

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos anos de idade, morreu neste domingo após uma queda de mais de mil metros - ou um quilômetro, na conversão - no Monte Everest, localizado na fronteira do Tibete com o Nepal. As informações são da própria equipe de apoio do atleta.

Leia também: Jogador sofre convulsão em campo e vai ao hospital: "Estava quase parando"

O experiente alpinista era detentor de inúmeros recordes na modalidade "speed climbing" do esporte, sendo o mais rápido em diversas travessias que participou em competições pelo mundo.

Alpinista Ueli Steck era detentor de vários recordes na modalidade
Arquivo pessoal
Alpinista Ueli Steck era detentor de vários recordes na modalidade

Atualmente, ele estava se preparando para duas ações ambiciosas: no Everest e no Lhotse.
Segundo os organizadores da expedição, Steck caiu no campo 1 do monte Nupse e seu corpo foi resgatado e levado para Lukla, onde há o único aeroporto da região. A família do suíço informou que as circunstâncias da morte ainda não estão claras.

Leia também: Autódromo de Ímola homenageará Ayrton Senna no aniversário da sua morte

"A família está enormemente triste e pede que a mídia se abstenha de especular sua morte, por respeito e consideração por Ueli. Quando formos informados sobre os fatos da morte de Ueli Steck, a mídia será informada", publicaram em comunicado oficial. 

Leia também: Jogador de rugby nocauteia árbitro e causa briga generalizada; assista ao vídeo

Monte Everest

Pico do Monte Everest é o local mais alto da Terra
Reprodução
Pico do Monte Everest é o local mais alto da Terra

O Monte Everest, também conhecido no Nepal como Sagarmāthā e no Tibete como Chomolungma, é o ponto mais alto do planeta Terra, localizado na cordilheira Mahalangur Himal. Seu pico está a 8.848 metros acima do nível do mar e seus vizinhos são Lhotse (8.516 metros), Nuptse (7.855 metros) e Changtse (7.580 metros).

O local atrai muitos praticantes de esportes radicais, alguns deles experientes, como era o alpinista Ueli Steck. Existem duas rotas principais de escalada: uma que se aproxima ao cume pela face sudeste no Nepal, conhecida como a rota padrão, e outra pela face norte no Tibete, na China. Apesar da rota padrão não colocar desafios substanciais na técnica de escalada, o Everest apresenta perigos, como mal da montanha, condições climáticas, ventos fortes e até mesmo avalanches.