Tamanho do texto

Senegal será o primeiro país africano a sediar um evento de Jogos Olímpicos. Atual edição está sendo realizada na Argentina e vai até dia 18 de outubro

COI escolheu Dakar 2022, no Senegal, para sede dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude.
Reprodução
COI escolheu Dakar 2022, no Senegal, para sede dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude.

O Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta segunda-feira (8) a primeira edição de Jogos Olímpicos na África. O Senegal receberá os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, em Sakar 2022. Em 31 edições, o maior evento multiesportivo do mundo já tinha sido realizado em quatro continentes: Europa, Ásia, Oceania e América.

Leia também:  Neymar e outros três brasileiros são indicados à Bola de Ouro 2018

Em nota oficial divulgada no site da entidade, o Senegal estava concorrendo com outros três países africanos (Botsuana, Nigéria e Tunísia). Durante reunião da Comissão de Avaliação e do Conselho Executivo, em Buenos Aires, Dakar 2022 foi escolhida por unanimidade. Segundo o COI, a cidade apresentou o melhor projeto e as maiores oportunidades.

“A África está unida atrás do Senegal para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude em 2022. Com uma população jovem e uma paixão pelo esporte, chegou a hora da África, é hora do Senegal”, disse o presidente do COI, o alemão Thomas Bach.

Na Argentina o presidente do Senegal, Machy Sall, também comentou sobre a decisão do COI. “Senegal e seus jovens estão orgulhosos da honra que vocês nos concederam ao confiar a organização dos Jogos Olímpicos da Juventude 2022 a nosso país”.

Leia também:  Rodrygo é indicado ao Troféu Kopa e Marta à Bola de Ouro feminina. Veja

E continuou “Na verdade é toda a África, o berço da humanidade através de sua história e o continente mais jovem atrás de sua demografia, que receberá os jovens atletas do mundo em 2022”, comemorou Sall.

Assista o vídeo de divulgação de Dakar 2022

Entenda um pouco do que acontecerá em Dakar 2022

Isaquias Queiroz participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010. Dakar 2022 pode revelar novos atletas
Reprodução
Isaquias Queiroz participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2010. Dakar 2022 pode revelar novos atletas

Desde o dia 06 de outubro, Buenos Aires vive a 3ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão da Juventude. O evento se encerra no dia 18 de outubro. A primeira edição do evento foi realizada em Singapura, no ano de 2010. Os Jogos são realizados a cada quatro anos entre edições da mesma estação (Verão e Inverno).

Leia também:  Coreias planejam candidatura dupla para Jogos Olímpicos de 2032

Em Dakar 2022 , jovens entre 15 e 17 anos, nas categorias femininas e masculinas estarão dispostos em 33 modalidades distintas (conforme o programa desportivo da atual edição).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.