Dois atletas da Suíça se tornaram os primeiros participantes dos Jogos Olímpicos de Inverno , em Pyeongchang, a serem infectados pelo norovírus, que está ocasionando uma "epidemia" na cidade da Coreia do Sul. Ambos esquiadores, Fabian Boesch e Elias Ambuehl já foram retirados da equipe depois de terem sido diagnosticados com a doença.
Leia também: Atleta austríaco de snowboard quebra vértebra da cervical em PyeongChang; assista
Segundo um porta-voz da equipe olímpica da Suíça, os outros atletas "estão seguros". Eles informaram ainda que os dois esquiadores foram isolados para "se recuperarem". Além disso, Boesch e Ambuehl provavelmente não vão continuar competindo nos Jogos de Inverno de Pyeongchang .
Mais de 80 pessoas foram infectadas pelo surto do norovírus, que segundo as autoridades de Saúde do país, é altamente contagioso. Além disso, cerca de 1,2 mil agentes de segurança do evento foram dispensados, e para seus lugares, foram convocados cerca de 900 militares sul-coreanos.
Leia também: "Angelina Jolie russa" arranca suspiros em Pyeongchang; conheça a bela do gelo
O vírus pode ser transmitido pela comida ou água, e segundo relatos, ele provoca diarreia e vômitos. Para evitar a contaminação, as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI) são de lavar bem as mãos e usar antissépticos. Uma das medidas de urgência tomadas pelas autoridades de saúde da Coreia do Sul é deixar em quarentena por dois ou três dias as pessoas infectadas pelos vírus.
Leia também: 'Parque do Pênis' na Coreia do Sul vira atração turística nos Jogos de Inverno
Outros caso
No Mundial de Atletismo de 2017, em Londres, o mesmo norovírus infectou diversos atletas que estavam hospedados em um dos hóteis reservados para a competição. Algum deles, inclusive, não conseguiram participar.