2018 já está quase chegando e nada mais justo do que relembrar os melhores momentos de 2017. Por isso, o iG Esporte separou alguns dos esportistas e personalidades das mais diferentes modalidades que merecem destaque no ano.
LEIA TAMBÉM: Entre jovens e experientes, os novatos que podem brilhar na Copa do Mundo 2018
Cristiano Ronaldo, Lewis Hamilton, Tom Brady e Kevin Durant são alguns dos que merecem notoriedade. Confira na relação, alguns dos esportistas que foram relembrados, seja por um único feito ou por toda a temporada.
Cristiano Ronaldo
Em 2017, o português ganhou mais uma vez o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa. Com o quinto galardão, CR7 se igualou a Messi. No discurso, se disse orgulhoso em participar dos três finalistas pelo 11º consecutivo. "Talento, trabalho duro e muita dedicação. Ganhar troféus coletivos e individuais era algo que eu obstinava", afirmou.
O prêmio consequência da campanha de Cristiano Ronaldo na temporada, que venceu o Campeonato Espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes com o Real Madrid. Com a camisa da seleção de Portugal, ajudou a equipe na classificação da Copa do Mundo da Rússia de 2018.
Fábio Carille
Atual treinador do Corinthians, como ex-jogador Fábio Carille chegou a defender o clube paulista e outros do futebol brasileiro, como Paraná, Coritiba, Santo André, Juventus e Barueri. Voltou em 2009 como auxiliar técnico e acumulou diversos títulos neste cargo.
Com a saída do então técnico Cristóvão Borges, assumiu o time principal no final de 2016 como interino. Em 2017, foi anunciado como treinador principal e levou o Corinthians a dois titulos em seu primeiro ano como comandante da equipe, o Campeonato Paulista e o Brasileirão.
Lewis Hamilton
O britânico venceu em 2017 seu quarto título mundial de Fórmula 1. O feito aconteceu no GP do México, em outubro, e apesar de não ter vencido a prova, conquistou o tetracampeonato. Na ocasião, Hamilton largou em terceiro e terminou em nono lugar, mas ainda assim, fechou o evento com 56 pontos de vantagem na liderança, o suficiente para se tornar quatro vezes campeão.
LEIA TAMBÉM: Dois brasileiros aparecem entre os 50 mais odiados do futebol mundial
Kevin Durant
Campeão da NBA 2016/2017 com o Golden State Warriors, Kevin Durant foi eleito de forma unânime o MVP das finais. A chegada à franquia californiana foi polêmica, já que deixou o Oklahoma City Thunder depois de oito temporadas.
"Ela me viu como uma criança trabalhando. Ela viu como eu volto para casa após as derrotas e o quão difícil é isso. É bom ver como as coisas mudam. Nós fizemos isso. Eu lhe disse quando tinha oito anos de idade. Conseguimos", disse o ala, que dividiu o prêmio de jogador mais valioso com a mãe, Wanda.
Justin Gatlin
O norte-americano quebrou a hegemonia de Usain Bolt e foi medalha de ouro na disputa dos 100 metros no Mundial de Atletismo, na última prova disputada pelo raio jamaicano. Aos 35 anos de idade, Justin Gatlin se tornou o esportista mais velho a vencer a prova mais rápida do esporte.
"Eu procurei não focar nas vaias. Eu estava focado no que tinha que fazer. Acho que as vaias vêm por eu ser o rival de Usain. A noite é de Usain. Ele é o cara. Me inspira a ser um competidor mais forte e rápido. Eu desejava todos os anos a ser o seu principal rival", disse o atleta, na ocasião.
Floyd Mayweather
Aposentado desde 2015, o pugilista é considerado um dos maiores nomes da história do boxe, tendo 50 lutas e 50 vitórias. Em 2017, retornou aos ringues para enfrentar o lutador do UFC Conor McGregor. Na ocasião, Mayweather recebeu 100 milhões de dólares. O norte-americano de 40 anos de idade venceu o irlandês no décimo round.
LEIA TAMBÉM: Belos, só que não! Confira os 12 jogadores mais feios da história do futebol
Renato Gaúcho
Campeão da Copa Libertadores de 2017 com o Grêmio, Renato Gaúcho se tornou o primeiro brasileiro a conseguir o feito como jogador (em 1983, também com a equipe gaúcha) e como treinador da competição.
Tyler Wright
Por antecipação, a irmã mais nova de Owen Wright levou mais uma vez o título e se consagrou bicampeã consecutiva do mundial de surfe feminino. Aos 23 anos de idade, não deu trégua para a seis vezes campeã Stephanie Gilmore.
Tom Brady
Em fevereiro de 2017, o marido de Gisele Bundchen foi um dos responsáveis pela virada histórica e conquista do quinto título do New England Patriots em Super Bowl. Aos 39 anos, Tom Brady quebrou o recorde de mais passes completos por um quarterback (43) e mais passes para jardas (466) em uma final da NFL. Em seu quinto título, o quarterback ainda recebeu o prêmio de MVP em Super Bowl pela quarta vez e entra na lista dos esportistas com mais destaque do ano.