Infelizmente, é comum ver no noticiário esportivo matérias sobre o que os atletas fazem além dos campos ou das quadras. E muitas dessas notícias se tratam de diversos crimes cometidos por esportistas ao redor do mundo.
Leia também: Confira as melhores brigas e pitis dos programas esportivos da TV brasileira
Esta semana, por exemplo, noticiamos aqui que o jogador de basquete Ben Gordon foi detido pela terceira vez em um intervalo de cinco meses por roubo. Por este motivo, resolvemos relembrar casos de atletas que cometeram delitos e foram parar atrás das grades.
OJ Simpson
O primeiro da lista de atletas criminosos é o de O.J. Simpson. O ex-jogador de futebol americano e primeira escolha no draft de 1969 foi condenado em 2008 a 33 anos de prisão, sendo 15 anos por sequestro, seis anos por porte de arma durante o crime e 12 anos por roubo. Em outubro deste ano, ele conseguiu liberdade condicional. Antes, em 1995, ele havia sido acusado do assassinato de sua ex-mulher Nicole Brown e de seu amigo Ronald Goldman, mas foi absolvido após longo julgamento.
Goleiro Bruno
Bruno foi preso em 2010 acusado de assassinar sua amante. Três anos depois ele foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio. Este ano, o goleiro foi solto e chegou a jogar pelo Boa Esporte, de Minas Gerais, mas o STF revogou a liminar que o mantinha em liberdade e ele retornou para a cadeia, onde permanece até hoje.
Thiago Silva
Em 2014, o então lutador brasileiro do UFC, Thiago Silva, foi preso na Flórida, Estados Unidos, por ter ameaçado a então esposa e outras pessoas em uma academia. Ele ficou detido um mês e saiu com autorização do juiz, mas foi obrigado a usar uma tornozeleira eletrônica. Após romper contrato com o Ultimate, no entanto, o paulista lutou em outras categorias.
René Higuita
O goleiro colombiano era titular de sua seleção em 1993 e foi detido por se envolver em um sequestro. Ele ficou na cadeia por seis meses e não foi para a Copa de 1994. O caso foi solucionado depois.
Edmundo
Em 1995, o ex-atacante se envolveu em um acidente de carro que terminou com a morte de três pessoas, além de cinco feridas. Ele foi condenado a quatro anos e meio em regime semiaberto por homicídio culposo e lesões corporais, mas permaneceu apenas uma noite preso. Após vários anos, o processo foi extinto pelo Supremo Tribunal Federal.
Mike Tyson
Com 25 anos, em 1992, o então boxeador foi preso por estuprar uma jovem modelo de 18 anos. Ele havia sido jurado de um concurso de beleza em que a mulher desfilou. Ainda no mesmo ano, ele foi condenado a três anos de prisão. E os problemas com a justiça não pararam por aí. Em 1999, Tyson ficou alguns meses preso por ter agredido dois motoristas depois de um acidente de trânsito.
Leia também: Oito jogadores de futebol que ficaram marcados por se envolverem em polêmicas
Freddy Rincón
O ex-jogador colombiano campeão brasileiro e mundial com o Corinthians foi preso em São Paulo em 2007 sob acusação de lavagem de dinheiro e associação ao tráfico de drogas. Em agosto do ano passado ele foi absolvido das acusações pela justiça panamenha, onde ele tinha bens.
Breno
O zagueiro, hoje no Vasco, foi condenado a três anos e nove meses de prisão após incendiar a própria casa, em setembro de 2011, quando ainda jogava no Bayern de Munique. Após a pena ser suspensa pelo Tribunal Estadual de Justiça da Baviera, em dezembro de 2014, voltou ao São Paulo em 2015, com quem já havia assinado contrato, mas desde o incidente não conseguiu repetir o bom futebol de quando foi campeão brasileiro em 2007.
Maxim Molokoedov
O jovem russo havia jogado nas divisões de base de clubes do seu país, mas então acabou entrando para o 'mundo' do tráfico e foi preso e condenado no Chile. Na prisão, no entanto, ele reencontrou seu futebol e conseguiu se recuperar, chamando a atenção de um time da segunda divisão chilena. Voltou para a Rússia e o último registro é que ele joga em uma equipe local.
Zé Elias
Hoje com trabalho fixo no noticiário esportivo, o ex-volante Zé Elias, que atuou em clubes importantes do futebol brasileiro e europeu, além da seleção brasileira, ficou 30 dias preso em 2011 por não pagar pensão alimentícia.
Romário
Outro que foi detido por não pagar a pensão dos filhos foi Romário. Em 2009, quando já havia se aposentado, ele passou uma noite na cadeia. Hoje, o baixinho e artilheiro por onde passou, é senador da república e pré-candidato ao Governo do Rio de Janeiro.
Leônidas da Silva
Um dos maiores jogadores da história do São Paulo e artilheiro da Copa do Mundo de 1938 com oito gols, Leônidas da Silva foi detido em 1941 por falsificar o certificado de dispensa do serviço militar. Ele ficou preso na cadeia no quartel de Realengo por oito meses.
Leia também: Saiba quem são os 10 jogadores de futebol mais rápidos do mundo
Jobson
O último na lista de atletas que já cometeram crimes é Jobson. Hoje com 29 anos, o ex-botafoguense foi preso em junho de 2016 acusado de estuprar quatro adolescentes. Meses depois ele foi solto após pagar fiança. Em junho deste ano, o paraense voltou a ser detido por descumprir medidas judiciais relativas à prisão anterior. Logo depois, foi solto, mas no fim de setembro voltou para a prisão pela mesma razão. Além disso, ele sofreu com o doping durante sua carreira.