A Arábia Saudita vai permitir, pela primeira vez, que mulheres possam comparecer a eventos esportivos a partir do ano que vem. A Autoridade Esportiva do país comunicou que a presença do sexo feminino será aceita em alguns estádios, nos quais estão sendo preparados para receber famílias ainda no início de 2018.
LEIA TAMBÉM: Tóquio 2020 vai revisar regras sexistas em clube de golfe para Jogos Olímpicos
De acordo com o comunicado do dirigente Turki Al-Asheikh, são ao todo, três estádios selecionados. Desta forma, as mulheres vão poder assistir à partidas esportivas como qualquer outro torcedor na Arábia Saudita . "Começaram os preparativos para que três estádios em Riad, Jeda e Daman, estejam preparados para receber famílias a partir do começo de 2018", anunciou a Autoridade Esportiva.
LEIA TAMBÉM: "Ou joga por amor ou por terror"! Muros do Corinthians amanhecem pichados
A decisão faz parte de uma reforma, implantada pelo príncipe herdeiro do país, Mohammed bin Salman. Nomeada "Visão 2030", procura fazer algumas mudanças na sociedade saudita, que é muitas vezes moldada por uma versão do islamismo sunita, mais rígida e conservadora. Nestas regras, o papel da mulher acaba ficando limitado.
Em setembro deste ano, Salman também fez um outro importante anúncio. A partir de junho de 2018, as mulheres do país poderão também dirigir carros. A Arábia Saudita é ainda, o único país do mundo que possui este tipo de proibição.
LEIA TAMBÉM: Grupo pró-Estado Islâmico usa Messi e Neymar em nova ameaça à Copa de 2018
Copa do Mundo
Depois de 12 anos fora da elite do futebol mundial, a seleção saudita vai voltar ao maior evento do esporte. A Arábia Saudita garantiu a segunda vaga do Grupo 2 das Eliminatórias da Ásia quando venceu o líder Japão por 1 a 0 na dácima rodada. A presença da equipe na Copa do Mundo na Rússia vai ser a quarta participação no evento, tendo sido as demais três em 1998, 2002 e 2006. A melhor campanha foi na primeira vez, nos Estados Unidos, quando chegou até as quartas de final.