O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, nesta terça-feira, que os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 e 2028 serão realizados em Paris , na França, e em Los Angeles , nos Estados Unidos, provavelmente nesta ordem.  O comitê executivo do COI aprovou por unanimidade uma deliberação que prevê que as casas das próximas duas Olimpíadas sejam escolhidas na reunião do órgão marcada para 13 de setembro, em Lima, no Peru.

Leia também: Após a "arcãobancada", Mineirão adota cadelinha como mascote do estádio

Como Paris e Los Angeles são as únicas candidatas, os Jogos Olímpicos  de 2024 e 2028 serão entregues às duas cidades, que precisam agora entrar em acordo sobre quem realizará qual edição do evento. No entanto a metrópole norte-americana já demonstrou interesse em receber os Jogos de 2028. Além disso, seria interessante ver Paris, que sediou os Jogos de 1924, fazer o evento um século depois.

Eric Garcetti, prefeito de LA, Thomas Bach, presidente do COI, e Anne Hidalgo, prefeita de Paris, comemoram escolhas das sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028
Reprodução/Twitter/olympicchannel
Eric Garcetti, prefeito de LA, Thomas Bach, presidente do COI, e Anne Hidalgo, prefeita de Paris, comemoram escolhas das sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028

A definição aconteceu em Lausanne, na Suíça, onde os membros do Comitê Olímpico Internacional se reuniram para ouvir a defesa das candidaturas pelas autoridas da França e dos Estados Unidos. O prefeito de LA, Eric Garcetti, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e o presidente da França, Emmanuel Macron, foram algumas das autoridades presentes na cerimônia.

Leia também: Carrasco brasileiro, Paolo Rossi celebra os 35 anos do tri mundial da Itália

"Vim apoiar a equipe e dizer a que ponto esses Jogos são importantes para a França. Por duas razões: a França está pronta e os valores olímpicos, que são os nossos, estão sendo ameaçados, e é um ótimo momento para defendê-los", afirmou o presidente francês. "Os Jogos são um momento de tolerância, Justiça, de respeito ao meio ambiente, valores que Paris defenderá 100 anos após os Jogos Olímpicos de 1924 em Paris", acrescentou.

Os logos oficiais das candidaturas de Los Angeles e Paris aos Jogos Olímpicos
Reprodução/Twitter/iocmedia
Os logos oficiais das candidaturas de Los Angeles e Paris aos Jogos Olímpicos

Milão 'fora'

Leia também: Ring girl é vetada de evento de boxe por causa do seu corpo: seios muito grandes

A decisão enterra de vez o sonho de Milão de sediar as Olimpíadas daquele ano e colocar a cidade italiana na briga para organizar os Jogos de Inverno de 2026, hipótese que já foi cogitada pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni). Tanto Paris, em 1900 e 1924, quanto Los Angeles, em 1932 e 1984, sediaram os Jogos Olímpicos de Verão em duas ocasiões. A próxima Olimpíada, em 2020, será realizada em Tóquio, no Japão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!