O terceiro título mundial da Itália , conquistado em 1982 na Copa da Espanha , completa 35 anos nesta terça-feira. Para comemorar a data, o ex-atacante Paolo Rossi voltou ao palco da final, o estádio Santiago Bernabeu, em Madri, e relembrou do torneio na qual foi artilheiro e eleito o melhor atleta.

Leia também: Transferências na Itália e Inglaterra agitam o mercado da bola europeu

Em entrevista para a "ANSA", Paolo Rossi , comentou que as lembranças daquela Copa do Mundo continuam vivas em sua "como se fosse ontem". "Mentalmente ainda estou no Sarriá e no Bernabeu. Essas emoções não desaparecem e até mesmo vão crescendo, apesar do tempo. Tanto em mim quanto nas pessoas que encontro.", afirmou.

Paolo Rossi foi decisivo em vários jogos e terminou a Copa de 1982 como artilheiro e eleito melhor jogador
Reprodução
Paolo Rossi foi decisivo em vários jogos e terminou a Copa de 1982 como artilheiro e eleito melhor jogador

A tragédia do Sarriá, que foi a vitória da Itália por 3 a 2 sobre a seleção brasileira de Zico, Falcão e Sócrates, é um dos momentos mais marcantes para Paolo Rossi, autor dos três gols italianos daquele jogo. "Esse gol me salvou. Até então, para mim estava tudo acabado, mas depois veio o cruzamento de Cabrini, uma pincelada e eu no meio de dois defensores consegui cabecear no ângulo oposto do goleiro. Foi um gol 'de computador' que tirou todo o meu peso, foi uma libertação", declarou Paolo Rossi.

Leia também: James Rodríguez deixa o Real Madrid e acerta com o Bayern de Munique

O ex-atleta ainda relembrou das críticas que aquela seleção italiana estava sofrendo durante a competição: "Até o início da segunda rodada da Copa do Mundo, a nossa equipe foi maltratada e atacada por críticos. Tivemos que enfrentar a Argentina campeã mundial e com Diego Maradona, e as pessoas estavam dizendo 'vamos conseguir?'. Essa vitória por 2 a 1 nos deixou conscientes de que poderíamos lutar com todos".

Nas semifinais, a Itália enfrentou a surpresa da Copa, a Polônia, liderada por Grzegorz Lato e Zbigniew Boniek. Apesar da complicada partida, a seleção italiana derrotou os poloneses por dois a zero, com ambos os gols marcados por Paolo Rossi.

A decisão

Em Madrid, no estádio Santiago Bernabeu lotado, a Itália encarou a Alemanha na grande final. o atacante relembrou sobre a sensação de ter jogado esta partida.

"Nesses momentos você não tem tempo para pensar sobre o que está acontecendo. Você só se concentra no seu único objetivo final possível, a vitória. As emoções eu podia saborear a fundo vieram somento após o final do jogo contra a Alemanha, quando fomos oficialmente campeões do mundo. Puxe sua respiração, veja as bandeiras tricolores acenando em torno de você e dizer, 'eu fiz'. Nesse momento, senti toda minha 'italianidade'", concluiu.

Leia também: Jogador do Ajax sofre parada cardíaca dentro de campo, mas consegue sobreviver

Paolo Rossi encerrou a carreira em 1987, atuando pelo Hellas Verona. Mas antes disso, havia defendido clubes como o Vicenza, Perugia, Milan e Juventus. O "Menino de Ouro" vestiu a camisa azzurra 48 vezes e marcou 20 gols.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!