
A temporada ainda nem começou, mas o Flamengo já tem a primeira baixa confirmada para o início dela. O clube anunciou, nesta sexta-feira (2), que Saúl vai passar por cirurgia no calcanhar esquerdo. Ele deve desfalcar a equipe comandada por Filipe Luís entre três e quatro meses e, consequentemente, perder toda disputa do Campeonato Carioca, parte do Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil, além das finais da Recopa Sul-Americana e Supercopa Rei.
O meia já se queixava de dores na região durante a parte final de 2025, que inclusive impactou na queda de rendimento. Após semanas de dúvidas, optou por realizar o procedimento que consiste em tirar o pedaço do osso proeminente no local que eliminaria a dor lá — uma tendinopatia inserciona do Aquiles.
Cirurgia com especialista da área
As consultas para tomar a melhor decisão foram feitas de forma constante com Fernando Sassaki, chefe do departamento médico do rubro-negro, que abriu a possibilidade de tratamento conservador. A operação, entretanto, não será feito com profissional do clube.
A cirurgia será na verdade realizada pelo médico Niek van Dijk, considerado como uma das grandes referências mundiais no assunto. O espanhol ainda fará mais uma consulta com o holandês antes de definir a data exata do procedimento. É fato que acontecerá já na próxima semana, na sua terra natal.
Veja nota oficial do Flamengo
"O jogador Saúl Ñíguez irá se submeter, na próxima semana, na Espanha, a uma cirurgia no calcanhar esquerdo. O jogador vinha se queixando há cerca de três meses de dores e desconforto. Desde então, vem sendo acompanhado pelo Departamento Médico do Flamengo de forma contínua.
A decisão pelo procedimento, que é minimamente invasivo, aconteceu após uma criteriosa avaliação médica acompanhada pelo Departamento Médico do clube.
A cirurgia será realizada pelo Dr. Niek van Dijk, referência mundial no assunto. A data da cirurgia será informada após a consulta final com o médico holandês."
