
Mano Menezes não seguirá no comando do Grêmio em 2026. A definição veio nesta terça, em que o técnico publicou um texto de despedida nas redes sociais. Ele foi informado pela direção que o contrato, que era válido até o fim de 2025, não será renovado.
Nova gestão no Grêmio
A comunicação foi feita pelo vice de futebol, Antônio Dutra Jr., em reunião alinhada com a chegada do novo presidente Odorico Roman. A direção entende que a mudança é parte do processo de reconstrução da próxima temporada.
Renovação dependia da Libertadores
A renovação automática dependia de vaga na Libertadores, o que não ocorreu. O time terminou o Brasileirão em nono lugar, sem alcançar o gatilho contratual. No período, Mano acumulou 39 jogos, com 14 vitórias, 12 empates e 13 derrotas, além das quedas para CSA na Copa do Brasil e Alianza Lima nos playoffs da Sul Americana.
O que disse Mano Menezes
"Em abril deste ano, o Grêmio vivia um momento muito difícil. Geralmente, nessas horas, você se lembra de quem mais confia. O presidente Alberto Guerra e sua diretoria me convidaram, então, para assumir o comando técnico da equipe. Aceitei e aceitaria sempre que o Grêmio precisar."
"Nossa relação é de gratidão mútua. Passados quase oito meses, devolvemos o clube à Sul-Americana e com a nona colocação no Brasileirão. Sei que é pouco para a ambição do torcedor, mas é o alicerce para uma nova equipe e para novas conquistas. Em meu nome e de minha comissão técnica, agradeço a maneira como fomos tratados pela quase totalidade dos funcionários, dirigente, jogadores e torcedores."
"A bola é redonda e certamente vai continuar girando para todos nós. Espero, de coração, que dias melhores possam vir para todos."
"Seguimos em frente... Trabalhando sério, cumprindo com os nossos compromissos até o fim e de cabeça erguida - sempre."
"Grande abraço, Mano Menezes."
