
O Brasileirão terminou com o título do Flamengo, mas a configuração das vagas continentais de 2026 ainda depende da Copa do Brasil. Cruzeiro e Fluminense são peças centrais desse cenário. Ambos já estão classificados para a fase de grupos da Libertadores. Se um deles vencer o torneio, o G7 se transforma em G8, o que muda o destino de Botafogo e São Paulo.
Os jogos
As semifinais começam nesta semana com Cruzeiro e Corinthians na quarta (10) e Vasco e Fluminense na quinta (11). As finais estão marcadas para 17 e 21 de dezembro.
O que vale
Caso Cruzeiro ou Fluminense conquiste a Copa do Brasil, o Botafogo sai da fase preliminar e entra direto na Libertadores. O São Paulo, oitavo colocado, passa a ocupar o espaço na pré-Libertadores e deixa a Sul Americana.
O bloco da Sul-Americana, no momento, tem São Paulo, Grêmio, Bragantino, Atlético MG, Santos e Corinthians. O Vasco, 14º, está garantido na competição caso não seja campeão da Copa do Brasil já que, nesse cenário, iria direto para a Libertadores.
Os regionais
As Copas regionais também foram impactadas pelo Brasileirão. O Inter disputará a Copa Sul Sudeste e o Vitória assegurou vaga na Copa do Nordeste.
Rebaixados
Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport foram rebaixados no Brasileirão.
