
A noite desta terça-feira (9) poderia terminar de forma muito especial para João Pedro, mas ficou com um gostinho amargo após o apito final. O atacante marcou o primeiro gol da carreira na Champions League, mas viu o tudo ir por água abaixo com virada sofrida pela Atalanta, que derrotou o Chelsea por 2 a 1, no Estádio Atleti Azzurri d'Italia.
Com os dois compatriotas no banco, Estevão e Andrey Santos, ele era o único brasileiro dos Blues em campo — Ederson atuou pelos donos da casa. E enfim aproveitou a oportunidade que teve no torneio continental. O momento do alívio veio aos 25 minutos da etapa inicial: Reece James recebeu na esquerda e cruzou rasteiro para o camisa 20 completar na pequena área. O lance chegou a ser anulado por suposto impedimento do lateral, mas a arbitragem voltou atrás na decisão após análise do VAR.
Começo difícil na Champions
João deu um importante passo na trajetória no Velho continente, nesta temporada, ao trocar o Brighton pela clube londrino. Não à toa, nunca havia tido a oportunidade de disputar a Champions antes da transferência. O centroavante, entretanto, já havia tido grande participação na Europa League, quando marcou seis vezes em seis partidas na edição de 2023/24.
Diante do salto de qualidade entre os torneio, era esperado que ele tivesse mais dificuldade para alcançar um nível de atuação parecido. Mas esse vinha sendo muito abaixo do esperado — até o duelo anterior ao revés para os italianos. Sem conseguir balançar as redes nas quatro partidas que havia disputado, chegou até a ser expulso na vitória sobre o Benfica, com apenas 29 minutos em campo.
Busca por recuperação
O primeiro gol pode ter sido um símbolo da retomada de confiança de João Pedro. Seu começo no Chelsea foi bastante animador, com sete participações diretas para gol nos seis primeiros jogos — balançou as redes em cinco oportunidades e deu duas assistências. No entanto, o brasileiro teve uma queda brusca de rendimento.
Após a sequência inicial de ótimos números, tudo mudou para o atacante. Ele havia marcado apenas duas vezes em 18 partidas, até balançar as redes da Atalanta. Apesar do momento delicado, Enzo Maresca seguiu dando confiança para seu atleta e ainda o enxerga como titular da posição — mesmo que não absoluto.
