
O Flamengo começou a semana em festa após conquistar o tetracampeonato da Libertadores, mas o domingo de celebração rapidamente abriu espaço para uma segunda-feira cheia de pautas internas. Entre entrevistas de herói no Fantástico, da rede Globo, negociações de renovação, movimentos de mercado e logística para disputar o Intercontinental, o clube vive um “day after” típico de quem está no topo: muita comemoração, mas ainda mais decisões pela frente.
A análise no Ninho do Urubu é de que a vitória em Lima fecha um ciclo, mas abre imediatamente outro. Com o título do Brasileiro por detalhes para ser confirmado e a Copa Intercontinental com início em 10 de dezembro, o clube ajusta processos enquanto tenta manter a temporada no mais alto nível possível.
Conversas pela renovação de Filipe Luís
O título aumentou a pressão pela renovação de Filipe Luís, cujo contrato acaba em dezembro. As conversas, que tiveram idas e vindas, voltaram a caminhar nas últimas semanas. O Flamengo apresentou proposta no início do ano, recebeu contraproposta do treinador e as tratativas ficaram estagnadas até recentemente, quando um meio-termo passou a ser discutido.
O ambiente agora é de otimismo para uma renovação por mais um ano, embora o técnico só queira tratar do tema após o fim do Brasileirão. Após o título da Libertadores, o presidente do Flamengo, Bap, disse em entrevista ao Portal GE: “Se depender só de mim, é claro que ele fica, mas como todo casamento depende de dois…”.
Mercado: reforços pontuais e foco em manter o elenco
Mesmo em clima de festa, o departamento de futebol já trabalha olhando para 2026. O Flamengo tem duas contratações encaminhadas, um goleiro e um zagueiro, além de possíveis reforços para o ataque. A busca por um camisa 9, pedida por Filipe Luís no meio do ano, hoje não é prioridade, embora a posição seja monitorada.
Programação do Flamengo no Intercontinental
O Flamengo embarca para o Catar logo após o fim do Brasileirão, numa logística criticada publicamente pelo presidente Bap, que chamou o torneio de “injusto” pelo curto tempo de adaptação. Ainda assim, a delegação terá de virar rapidamente a chave para o desafio internacional.
A agenda é pesada: estreia no dia 10 de dezembro, em jogo único contra o Cruz Azul, e compromissos marcados para 13 e 17 caso avance. Serão menos de 20 horas entre a chegada ao país e o primeiro jogo, fator que preocupa bastidores e comissão técnica.
Declaração de Danilo no Fantástico
No domingo pós-título, Danilo foi o personagem principal na TV. Em entrevista ao Fantástico, da rede Globo, o lateral e herói do gol do tetra revisitou o lance decisivo e contou que usou a “lei da atração” para mentalizar a jogada desde o escanteio até a bola balançar a rede. Em tom descontraído, admitiu até que não lembra da comemoração.
"Eu normalmente fico na borda da área, eu nunca entro muito para a área quando vai ter o escanteio. Eu gosto de atacar um pouco mais de trás. Então, eu olho um pouco onde tem os espaços, onde a defesa deixa os espaços que a gente possa atacar. Quando ele bateu e eu dei um segundo a mais de espera, a defesa do Palmeiras andou. Nessa que eles andaram um pouquinho, a bola do Arrasca veio um pouquinho mais alta, com uma força. E aí eu precisava só saltar bastante. E aí eu consegui saltar e pegar ela em cheio. E aí depois ficou tudo escuro. Aí eu já não lembro de mais nada", disse Danilo relembrando o gol do título da Libertadores.