
Campeão do torneio Apertura, em junho, o Platense vive um momento distinto no Clausura: foi último colocado na fase de grupos, em 15º, com somente duas vitórias em 16 jogos e 12 pontos somados. O Campeonato Argentino é dividido em duas fases, com dois vencedores. Por isso, o Platense está classificado à Copa Libertadores de 2026.
O Platense
O time está localizado na cidade de Vicente López, na Grande Buenos Aires, e foi fundado em 1905. O primeiro título da história do clube, porém, foi o Apertura de 2025. A equipe venceu o Huracán por 1 a 0, com gol de Mainero. Antes da final, o Platense eliminou os gigantes Racing, River Plate e San Lorenzo. A Libertadores de 2026 também será a primeira participação do time no torneio continental.
Mudanças no Campeonato Argentino
Neste ano, o torneio nacional voltou ao modelo que era praticado até 2012, com os clássicos Apertura e Clausura. 30 times disputam a competição, divididos em dois grupos de 15, num formato de todos contra todos em turno único. As equipes ainda atuam em mais duas partidas interzonais, ou seja, uma contra o rival da outra zona e outra com uma equipe determinada por sorteio. Depois, as oito melhores colocadas de cada grupo vão às oitavas de final e o torneio segue em formato de partida única. A final do Clausura está marcada para 14 de dezembro.
