
Não é filme repetido. Vitor Roque teve, mais uma vez, uma noite muito inspirada para levar o Palmeiras à vitória. Na quinta-feira (6), o atacante marcou os dois gols no 2 a 0 sobre o Santos, no Allianz Parque, para colocar a equipe de Abel Ferreira em ótima situação na briga pelo título do Brasileiro . A fase é tão espetacular, que ele já se vê também na luta pelo posto de artilheiro da competição.
O Tigrinho, como passou a ser apelidado por conta da comemoração que virou sua marca, já balançou as redes 15 vezes, duas a menos que os dois maiores goleadores do momento — Kaio Jorge (Cruzeiro) e Arrascaeta (Flamengo). Chama atenção a concentração dessas no período mais recente.
2º turno de "Seleção" de Vitor Roque
Roque não teve o melhor dos inícios no alviverde e chegou inclusive a ser bastante questionado, principalmente por conta do alto valor que foi desembolsou para tirá-lo do futebol europeu. Foram 25,5 milhões de euros (cerca de R$ 154 milhões) para concretizar a contratação mais cara da história do clube.
Foram apenas três gols e nenhuma assitência nas primeiras 26 partidas com a camisa 9 do Palmeiras. No entanto, depois que enfim tirou o pé do freio, não parou de acelerar mais. Não à toa, marcou 11 vezes nos 13 duelos que disputou no 2º turno do Brasileirão, sendo 11 como titular.
É este desempenho espetacular que credenciou o atacante como um dos grandes, senão o maior, nome da posição no Brasil — atualmente. Não à toa, ele foi convocado por Carlo Ancelotti para se juntar à seleção brasileira nos amistosos contra Senegal e Tunísia (próxima data Fifa).
"É uma das fases melhores da minha vida, sim. Chegar na Seleção com pés no chão, trabalhando com humildade. Primeiro no Palmeiras e depois lá também", afirmou Vitor Roque.
Companheiro de ataque tem papel fundamental
O primeiro gol da vitória sobre o Santos, marcado aos 21 minutos da etapa final, foi essencial para desbloquear um jogo que poderia ganhar em nervosismo com o passar do tempo. Vitor Roque contou com passe primoroso de Flaco López para abrir o marcador. Esta é uma cena que se tornou normal no segundo semestre de 2025.
A dupla Flaco-Roque tem sido o ponto de maior destaque da equipe de Abel Ferreira. O treinador vinha de temporada abaixo do esperado, tanto que chegou a sofrer pressão por parte da torcida. A sua virada de chave foi justamente quando juntou os dois no ataque, e o impacto foi imediato.
Palmeiras abre boa vantagem na liderança
Com os três pontos conquistados no clássico, o Palmeiras chegou aos 68 e abriu três de vantagem para o vice-líder do Brasileiro — Flamengo —, e ainda tem duas vitórias a mais. Ou seja, precisa tropecar em duas das últimas sete rodadas para deixar o título escapar.
Da sequência final do torneio, o próximo compromisso é provavelmente o mais complicado. O alviverde vai enfrentar o Mirassol, no domingo (9), às 20h30, no estádio Estádio José Maria de Campos Maia (Maião). O time do interior paulista é a grande sensação do campeonato e está na quarta posição da tabela.