
O Fluminense conseguiu uma vitória fundamental, na quinta-feira (6), para briga por uma vaga na Libertadores. Superou o Mirassol por 1 a 0, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro . Para além da aproximação do objetivo principal no torneio, o resultado manteve o desempenho irretocável do tricolor como mandante sob comando de Zubeldía .
Mesmo com menos de dois meses de clube, o treinador já sofre com críticas pelo nível de atuação da equipe. No entanto, é fato que como mandante não há qualquer brecha para descontetamento por parte da torcida.
Até o momento, são seis vitórias em seis partidas dentro de casa sob comando do argentino. E o que chama ainda mais atenção é o desempenho defensivo nestes duelos, já que marcou nove gols e não sofreu um sequer. O retrospecto absolutamente positivo tem impacto direto na posição que o Fluminense se encontra na tabela.
Diferença escancarada como mandante e visitante
Com os resultados vindo como mandante, o objetivo agora é manter ao menos parte deste como visitante. Porque é preocupante — até o momento. O tricolor ainda não venceu longe de seus comandos com Zubeldía. São três derrotas e um empate.
O comandante afirmou que a osilção fora de casa é um padrão de praticamente todas as equipes do Brasileiro, tirando apenas os primeiros colocados. Mas ele assumiu que é necessário trabalhar esta deficiência da equipe neste fim de temporada:
"Temos que encontrar a forma de solucionar isso. Pode ser mental, digo de poder manejar certas situações. Pode ser mudando a estratégia, uma boa variante. Mudar o perfil de jogadores pode ser outra variante. Nesse curto tempo que estamos aqui trabalhando vamos tratar de poder solucionar essa tendência que foi do ano."
Fluminense terá desafio duplamente difícil
Com a última vitória, o Fluminense reduziu a distância para o G-5 — que garante uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores . Agora são apenas dois pontos de diferença para o Bahia . Se quiser seguir na cola, ou até passar, o time nordestino, vai precisar superar a sina como visitante.
Isso porque o próximo confronto, além de ser fora de casa, será contra um dos adversários mais fortes da competição. O tricolor enfrenta o Cruzeiro, no domingo (9), às 16h (de Brasília), no Mineirão. A Raposa não perde há sete jogos e ainda nutre esperanças pelo título.