Ceará e Fluminense voltam a se encontrar neste domingo (2), às 16h, em Fortaleza, pela 31ª rodada do Brasileirão . O duelo acontece apenas quatro dias após o confronto atrasado da 12ª rodada, quando o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Samuel Xavier, em uma partida marcada por forte polêmica envolvendo a arbitragem.
O lance que dominou as discussões ocorreu ainda no primeiro tempo. O árbitro marcou mão do zagueiro Marllon na origem da jogada na falta que gerou o gol tricolor. Mas as imagens indicaram que a bola não tocou no braço do defensor.
Ceará vive pior momento no campeonato
Segundo informações do Premiere, jogadores do Ceará afirmaram que o árbitro Flávio Rodrigues reconheceu o equívoco e pediu desculpas ainda durante o jogo, aumentando a revolta da equipe cearense.
Dentro de campo, o momento dos times é distinto. O Ceará soma 35 pontos e ocupa a 14ª posição após 30 rodadas vivendo seu pior período no campeonato: apenas um ponto conquistado nos últimos quatro jogos.
A equipe já havia passado por sequência semelhante entre as rodadas 21 e 24, quando também ficou quatro partidas sem vencer, mas com desempenho menos negativo (três empates e uma derrota).
Fluminense é beneficiado pelo G7
Do outro lado, o Fluminense chega embalado e com ambições claras. O time aparece em 6º lugar, com 47 pontos, e pode seguir firme na luta por vaga na Libertadores. Atualmente, a equipe está somente dois pontos atrás do Bahia, 5º colocado.
A disputa ficou ainda mais favorável ao Tricolor com a ampliação do número de vagas brasileiras para a Copa Libertadores de 2026. Com a classificação do Palmeiras para a final — que será contra o Flamengo — o Brasileirão passa a oferecer sete vagas, já que líder e vice-líder são os finalistas continentais. Assim, o G-6 virou G-7, beneficiando diretamente o Fluminense.
Com 47 pontos, o clube carioca abriu cinco de vantagem para o Vasco, sétimo colocado. Segundo dados do departamento de futebol da UFMG, as chances de classificação do Flu ao torneio continental saltaram de 47% para 71,3% após a confirmação do cenário que criou o G-7.
Além disso, com o G-4 transformado em G-5, a vaga direta também se tornou mais palpável, já que a distância para o Bahia é de apenas dois pontos.
Neste domingo, em clima de reencontro e ressentimento recente, Ceará luta para frear a queda enquanto o Fluminense mira o topo — e a América — mais uma vez.
Brasileirão 2025: 31ª rodada
Ceará x Fluminense
- Data: Domingo (2)
- Horário: 16h de Brasília
- Local: Castelão (Fortaleza)
- Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
- Transmissão: TV Globo e Premiere
Escalações prováveis
Ceará : Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Zanocelo, Richardson e Vina; Galeano, Fernandinho e Pedro Raul. Técnico : Léo Condé.
Fluminense : Fábio, Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Renê; Hércules (Otávio), Martinelli e Lima; Serna, Canobbio e John Kennedy. Técnico : Luis Zubeldía.