O Santos tem 35.4% de probabilidade de jogar a sua segunda Série B da história, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Baseado neste número, o Peixe tem uma “final” contra o Fortaleza, às 16h, deste sábado (1º), na Vila Belmiro, pela 31ª rodada do Brasileirão. Trata-se de um confronto direto.
Com o empate de 2 a 2 diante do Botafogo, o técnico Juan Pablo Vojvoda e seus jogadores perderam a chance de se afastar um pouco do Z-4. Eles permanecem na 16ª posição da tabela com 32 pontos – um ponto a mais que o Vitória, no 17º lugar.
O tricolor, que bateu o Flamengo por 1 a 0, chegou aos 27 pontos, saindo da 19ª colocação para a 18ª. O Premiere transmite ao vivo o encontro entre alvinegros e rubro-negros.
Vencer na Vila é vital para o Santos
Restando oito jogos para o encerramento da temporada, o Santos não pode perder para concorrentes diretos, assim como foi diante do Vitória, por 1 a 0, pela 29ª rodada. No geral, o jejum atual é de duas partidas – um empate e uma derrota.
Dentro da Vila Belmiro, os santistas têm a segunda pior campanha da Série A. Eles contabilizam cinco vitórias, quatro derrotas e cinco empates.
O lateral-esquerdo Souza vai cumprir suspensão automática em virtude do terceiro cartão amarelo levado diante do Botafogo. Recuperado de lesão, o atacante Neymar surpreendeu e está relacionado para a partida. Ele deve começar no banco de reservas e atuar por cerca de 15 minutos.
Será a primeira vez que o Vojvoda vai enfrentar o ex-clube. No Fortaleza, ele ficou cinco temporadas, de maio de 2021 a junho de 2025. Foram 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas, com 55% de aproveitamento. O argentino levou a equipe para a Libertadores, foi vice-campeão da Copa Sul-Americana 2023, bicampeão da Copa do Nordeste (2022 e 2004) e tricampeão cearense (2021, 2022 e 2023).
Fortaleza chega animado ao litoral paulista
O Fortaleza está empolgado depois de ter vencido o Flamengo – um dos principais times do futebol nacional da atualidade. Tendo 78.8% de chances de rebaixamento, os tricolores não têm outra opção que não seja vencer um confronto direto.
Se o Santos vai mal dentro de casa, o Fortaleza vai mal fora. A equipe de Martín Palermo conta com a terceira pior campanha, ficando atrás apenas de Sport e Juventude. Ela vem de uma única vitória, quatro empates e oito derrotas. Foram marcados somente nove gols, enquanto sofridos foram 24.
A comissão técnica vai contar com o retorno do atacante Martín Lucero e do zagueiro Kuscevic, que estavam suspensos anteriormente. Já do departamento médico, vindo de lesão, volta o meio-campista Lucas Crispim.
Brasileirão da Série A: 31ª rodada
Santos x Fortaleza
- Local: Vila Belmiro, em Santos
- Data: Sábado, 1º de novembro de 2025
- Horário: 16h (horário de Brasília)
- Transmissão: Premiere
Possíveis escalações
Santos : Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; João Schmidt, Zé Rafael, Barreal e Rollheiser; Guilherme (Victor Hugo) e Lautaro Díaz. Técnico : Juan Pablo Vojvoda.
Fortaleza : Brenno, Mancuso, Brítez, Gastón Ávila, Bruno Pacheco; Pierre, Lucas Sasha, Pochettino (Lucas Crispim); Herrera, Bareiro (Lucero), Breno Lopes. Técnico : Martín Palermo.