
O Vasco vive uma "lua de mel" com sua torcida. A vitória de 2 a 0 sobre o Fluminense, nesta segunda-feira, no Maracanã, é mais uma da ótima sequência do cruz-maltino no Brasileiro, de cinco vitórias em seis jogos. E todas elas tem a assinatura de um prata da casa que se tornou o cara da arrancada na competição.
Rayan, de apenas 19 anos, foi mais uma vez o diferencial da equipe comandada por Fernando Diniz em um clássico: participou dos dois gols da vitória e mostrou que não sente a pressão contra os principais rivais do clube.
Foi dele o gol que desbloqueou o jogo para o Vasco, ainda no primeiro tempo. O time encontrava bastante dificuldade para escapar da marcação adversária, até que o camisa 77 contou com uma pitada de sorte, no desvio da finalização, para colocá-lo à frente do placar.
Já na etapa final, o atacante não participou diretamente do segundo gol, marcado por Nuno Moreira. Mas teve grande impacto nele: fez o goleiro Fábio bater roupa em chute forte, e após tentativa de André Gomez no rebote, a bola sobrou para o portiguês só empurrar para as redes.
Rayan em fase goleadora
A última partida é mais uma que Rayan chama a responsabilidade para si. A ótima fase do Vasco está completamente relacionada ao momento vivido pelo garoto. Não à toa, marcou seis vezes nos último seis compromissos da equipe no Brasileiro.
E os gols dele na sequência positiva estão longe de serem os com duelo já decidido: contra o Flamengo fez o que garantiu o empate; contra Cruzeiro, Fortaleza e Fluminense o que abriu o placar; e contra o Vitória os dois da primeira virada do jogo.
Diniz "entrega" o ataque para Rayan
O atacante já vinha sendo titular com Carille. No entanto, foi com Diniz que subiu de patamar. O treinador, ciente da grande fase do jovem, fez uma mudança corajosa que entregou ainda mais espaço para que ele assumisse o protagonismo do ataque.
Esta é a segunda partida consecutiva que Pablo Vegetti, artilheiro do futebol brasileiro em 2025 — 24 gols — começa no banco. O argentino vinha encontrando dificuldade no novo modelo de jogo, e em certos momentos até atrapalhou o desempenho de Rayan.
"O Diniz para mim é sempre um paisão. Ele pega no meu pé, e por causa disso não vou abaixar o nível. (...) Desde o primeiro treino que ele teve com a gente, ele falou, que eu era um garoto especial e que, com certeza, um dia vou chegar na seleção", disse Rayan.
Próximo compromisso
Embalado pelo ótimo momento na temporada, com a estrela de Rayan, o cruz-maltino visita o RB Bragantino na próxima rodada do Brasileiro. As equipes se enfrentam apenas no próximo domingo (26), às 18h30, no Estádio Municipal Cicero De Souza Marques.
