Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro são os três primeiros colocados do Brasileirão
Palmeiras, Flamengo e Instagram/kaiojorge
Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro são os três primeiros colocados do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro 2025 entra na sua reta e já é possível ter uma ideia bem clara de quais são os objetivos de cada equipe, considerando um cenário conectado com o momento e posição na tabela de classificação.

Disputa pelo título

Com a vitória do Flamengo sobre o Palmeiras, fica ainda mais claro que estes dois clubes, favoritos antes de o campeonato começar, estão isolados na disputa pelo título do Brasileirão.

Embora o Cruzeiro ainda tenha chances, com 5 pontos a menos e um jogo a mais, vem perdendo oportunidades de colar nos líderes. Além disso, o clube vê o artilheiro Kaio Jorge em uma seca de gols. O confronto direto contra o Palmeiras na próxima rodada deixará a situação dos mineiros ainda mais clara.

🔥Odds Título do Brasileirão!
flamengo flEmpate palmeiras
Novibet 1.87 4.6 1.87
Superbet 1.65 4.6 2.15
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

G6

Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro já estão praticamente garantidos no G4, com vaga direta para a próxima Libertadores. Coincidência ou não, os líderes também estão nas semifinais da Libertadores (Flamengo e Palmeiras) e da Copa do Brasil (Cruzeiro).

Se vencerem uma ou as duas competições, abrem mais duas vagas diretas para o principal torneio continental. Com seis pontos de vantagem para os rivais mais próximos, o Mirassol tem alguma folga e é quem está mais perto de se garantir independentemente do que acontecer com os clubes do topo da tabela.

Ainda na disputa por uma vaga no G4, estão  Botafogo e Bahia . O Bahia tem um jogo a menos e ainda vai assistir o confronto direto entre Botafogo e Mirassol, por isso tem mais chances. Quem parece disposto a atrapalhar essa dupla é o Fluminense, que tem um jogo a menos. O time ainda pode ganhar a Copa do Brasil, mas as partidas de semifinal e final serão somente depois do Brasileirão. 

E se virar G7 ou G8?

Se o G6 virar G7, o cenário só muda mesmo em relação às vagas diretas e só haverá lugar para um. Uma vaga extra já pode surgir no fim do mês, se Flamengo e Palmeiras disputarem a final da Libertadores.

Mas se o G6 se tornar G8, com Flamengo ou Palmeiras vencendo a Libertadores e o Cruzeiro sendo campeão da Copa do Brasil, o cenário muda totalmente. Nesse caso, Botafogo, Bahia e Fluminense garantiriam pelo menos a pré-Libertadores.

Candidatos improváveis também podem salvar a temporada. É o caso do São Paulo, oitavo colocado, mas também a turma que corre o risco de rebaixamento, casos de Vasco da Gama, RB Bragantino, Corinthians, Grêmio, Ceará e Internacional.

Copa Sul-Americana

Atualmente, o teoricamente primeiro classificado à Sul-Americana é quem pode herdar uma vaga na Libertadores. Por isso, São Paulo e Fluminense brigam pela sétima posição. Vasco da Gama, RB Bragantino, Corinthians, Grêmio, Ceará e Internacional, Atlético-MG e Santos, devem brigar diretamente pelas vagas restantes.

Rebaixamento

A parte debaixo da tabela é quase um reflexo invertido da parte de cima. Sport, Juventude e Fortaleza estão firmes no Z-4 e já têm poucas chances de alcançar o Santos, rival mais próximo fora da zona, que tem um jogo a menos. O Vitória ainda pode sonhar em alcançar o time de Neymar, mas tudo depende do confronto direto. 

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes