Antigo jogador da seleção holandesa, o atacante Quincy Promes
foi condenado nesta segunda-feira (19). O Tribunal da Amsterdã impôs ao atleta uma pena de 18 meses de prisão.
Segundo a imprensa holandesa, o jogador inicialmente foi acusado de tentativa de homicídio, mas foi condenado pelo crime de agressão agravada. Após entrevistar testemunhas, o promotor concluiu que não havia provas de que Promes tinha o objetivo de matar a vítima.
Atuando pelo Spartak Moscou desde 2021, Promes vive na Rússia, e a promotoria holandesa considerou "prematuro" pedir sua extradição.
Segundo o advogado do atleta revelou à agência de notícias holandesa ANP, o jogador se mostrou decepcionado com a decisão da Justiça, e irá recorrer. Quincy Promes se declarou inocente das acusações.
O caso remete a julho de 2020, quando Promes ainda jogava no Ajax. Durante uma festa familiar, ele discutiu com um primo e o esfaqueou em um dos joelhos. O jogador nega o ocorrido, porém, o familiar ficou gravemente ferido. A discussão teria ocorrido porque, supostamente, a vítima teria roubado dinheiro de outro parente.
Este não é o único caso grave envolvendo Quincy Promes. De acordo com vários relatos da mídia holandesa, o jogador e sua família importaram quase 1.300 quilos de cocaína no porto de Antuérpia, em dois lotes diferentes de 650 e 720 quilos.
O atleta estava sob investigação há mais de um ano. Agora, o Ministério Público decidiu acusá-lo de tráfico de drogas e participação em organização criminosa . Por estes dois crimes está sendo julgado desde o último dia 3.
Promes já passou por várias equipes da Holanda, entre elas, o Ajax. Também atuou no Sevilla, da Espanha, e agora está no Spartak Moscou. Pela seleção holandesa, o jogador tem 50 jogos e sete gols marcados.