Rapinoe já criticou Messi e Cristiano Ronaldo por falta de posicionamento
Divulgação
Rapinoe já criticou Messi e Cristiano Ronaldo por falta de posicionamento

Hope Solo, ex-goleira da seleção norte-americana, fez queixas em relação à capitã Megan Rapinoe, a acusando de criar um ambiente desconfortável e “intimidar” as outras jogadoras, por fazer questão que todas demonstrassem respeito às questões raciais. Em uma entrevista ao “Goal”, Solo, de 40 anos, contou que Megan obrigava o resto do time a se ajoelhar junto com ela – o gesto em questão é um símbolo da luta antirracista.

"Acho que ajoelhar pode causar mais divisão. Já vi a Megan quase intimidar as jogadoras para se ajoelhem porque ela queria se posicionar à maneira dela. Mas é nosso direito, como norte-americanas, fazer do jeito que nos sentimos mais confortáveis", disse a atleta, que, apesar de somar recordes, acumula um histórico problemático.

(Veja na galeria abaixo fotos de Megan Rapinoe)


Porém há um contraponto na declaração de Hope: nos Jogos do Rio, em 2016, ela foi suspensa por seis meses da seleção, após a derrota para a Suécia, quando, na ocasião, chamou as jogadoras europeias de “um bando de covardes”. Em, seguida, saiu do time.

Você viu?

A Olimpíada acabou em 21 de agosto daquele ano, enquanto o gesto de se ajoelhar só foi difundido como ato antirracista depois do dia 27 de agosto, quando Colin Kaepernick, da NFL, se recusou a ficar de pé, em protesto à violência policial contra cidadãos negros. Desta forma, é improvável que Hope tenha, de fato, visto o momento que cita na entrevista.

Ainda no período olímpico de 2016, a goleira foi alvo de diversas críticas e piadas por parte da torcida brasileira, depois de ter feito uma publicação ironizando o Brasil por conta dos mosquitos que causaram a epidemia de zika no país.


Por sua vez, a seleção de futebol feminina norte-americana constantemente se posiciona sobre causas de inclusão social, como os direitos LGBTQIA+, e em movimentos contra descriminação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!