Jair Bolsonaro
Divulgação
Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro e seu vice Hamilton Mourão não irão à Cerimônia de Abertura dos Jogos de Tóquio , marcada para o próximo dia 23. O representante do governo brasileiro no Japão será o ministro da Cidadania, João Roma.

Segundo assessores de Mourão, sua ausência se dará "por medidas de segurança sanitárias em função da Covid-19". Já o gabinete do presidente não explicou o motivo da ausência do mandatário, que deu entrada nesta madrugada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após sentir dores abdominais.

(Veja na galeria abaixo fotos de Bolsonaro e momentos com o Esporte)

Além de Roma, estão credenciados para o evento, o secretário Especial de Esporte Marcelo Magalhães, o Secretário Especial de Esporte Adjunto André Alves e o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento Bruno Souza, ex-atleta do handebol. Os respectivos avisos de afastamento do país par aesta viagem já foram publicados em Diário Oficial.

A informação foi confirmada pelo Comitê Olimpico do Brasil (COB). Segundo a entidade, pelo protocolo oficial dos Jogos Olímpicos, têm direito a credencial oferecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) os chefes de estado e ministros do esporte (ou pasta equivalente, quando se aplicar).

O COB "atua apenas como intermediário entre o Governo e o Comitê Organizador dos Jogos (TOCOG) para submissão das informações necessárias à formalização do credenciamento".

Você viu?

Segundo a entidade, os representantes do governo farão querentena, uma vez que o protocolo é igual para todos os credenciados nos Jogos, e "estipulado pelo COI e TOCOG, pulicado no respectivo playbook, e deve ser cumprido por qualquer pessoa que faça parte da família dos Jogos".

Indefinido

O governo brasileiro não informou como será a quarentena de seus representantes. O presidente do COI, Thomas Bach, fiocu três dias isolado em um hotel para cumprir o protocolo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!