Cristiano Ronaldo
Divulgação
Cristiano Ronaldo

Ao marcar duas vezes na vitória da Juventus por 4 a 1 diante da Udinese, neste domingo, pelo Campeonato Italiano, Cristiano Ronaldo teria atingido um feito histórico. Diversos veículos internacionais noticiaram que o português ultrapassou Pelé e se tornou o segundo maior artilheiro da história do futebol, em contagem que considera apenas os gols em jogos oficiais. Mas O GLOBO checou e mostra que não é bem assim.


O jornalista MisterChip, da ESPN, foi quem postou inicialmente sobre o número. Nas contas dele, Pelé marcou 757 gols em 815 partidas oficiais. Já Cristiano Ronaldo tem 758 tentos em 1.035 partidas oficiais. Ou seja, superou a marca.

Mas esta não é a única conta levada em consideração relacionada a Pelé. A polêmica está nos gols marcados pela Seleção Paulista, que disputou o Campeonato Brasileiro de Seleções (torneio onde atletas dos principais clubes eram chamados para formar as seleções estaduais) e é considerado um torneio oficial.

Você viu?

Isso levaria o Rei para 762 gols oficiais, ainda ficando a frente de Cristiano Ronaldo. Vale mencionar que, indo além dos jogos oficiais, Pelé anotou um total de 1282 gols durante sua trajetória no futebol.

Para a Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation (RSSSF), organização que registra estatísticas do futebol, Pelé tem 767 tentos oficiais. Novamente a frente de Cristiano Ronaldo, que também está atrás de Romário nesta lista.

Artilheiros do futebol em jogos oficiais, segundo a RSSSF:

Josef Bican (Áustria) - 805 gols
Romário (Brasil) - 772 gols
Pelé (Brasil) - 767 gols
Cristiano Ronaldo (Portugal) - 758 gols

Cristiano Ronaldo volta a campo na próxima quarta-feira, quando a Juventus enfrenta o Milan, às 16h45 (de Brasília), pelo Campeonato Italiano. É questão de tempo para o português passar Pelé. Mas ainda não foi o momento.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários