Todos os torneios do futebol argentino que estão em curso (Campeonato Argentino, Copa da Superliga e ligas de acesso) serão encerradas devido a pandemia do novo coronavírus. A confirmação do fim da temporada 2019/2020 , que no calendário original terminaria no meio do ano, veio presidente da Associação de Futebol Argentino ( AFA ), Chiqui Tapia.
Leia também: Entre Messi e CR7, Mourinho escolhe brasileiro: "Talento incrível"
- Vamos dar todos os torneios por finalizados. Não sabemos ao certo quando o futebol voltará, porque é uma decisão que não é nossa. Esta é uma crise global, que exige que todos contribuam com algo. Talvez as medidas não sejam amigáveis para alguns, mas você precisa tomá-las - afirmou Tapia, a 'TNT Sports'.
O presidente da entidade também confirmou como ficará a classificação das equipes para os torneios internacionais em 2021. A AFA usará a classificação geral para determinar as vagas para a próxima edição de Libertadores e Sul-Americana.
Você viu?
- A temporada 2020 terminará e a tabela geral estabelecerá as vagas para Libertadores e Sul-Americana. As vagas deixadas pela Copa da Superliga e Copa da Argentina estão abertas para a próxima temporada , que será disputada quando o Ministério da Saúde permitir - declarou o dirigente.
Assim, Boca Juniors, River Plate, Racing e Argentinos Juniors estarão na Libertadores. As vagas na Sul-Americana serão de Vélez, San Lorenzo, Newell's, Talleres, Defensa y Justicia e Lanús.
Outra questão importante definida foi o rebaixamento. Tapia informou que não terão quedas nesta temporada e a Série A do próximo ano terá mais equipes do que o comum.
- A idéia é jogar as próximas duas temporadas com as mesmas equipes e manter os acessos - disse.