Com o surpreendente triunfo da seleção peruana sobre o Chile, na semifinal, foi aberta a temporada de brincadeiras de duplo sentido envolvendo o nome do país que enfrenta o Brasil na decisão da Copa América , no domingo. As piadas falocêntricas já são batidas, mas, muitas vezes, um deslize na escolha das palavras pode criar um meme.
Leia também: Os Simpsons previram a final da Copa América entre Brasil e Peru no Maracanã?
Após a classificação na quarta-feira, na capa do jornal peruano, Líbero, veio a frase “Grande o meu Peru ”, e a internet ficou maluca.
"O brasileiro já tem o hábito de sacanear o outro, e isso foi potencializado na internet. Existe uma espécie de “patrulha da 5ª série” esperando você escorregar para aquilo virar meme", disse o apresentador do Sportv Marcelo Barreto: "Se você usar “Peru” como sujeito, você vai se dar mal".
Com uma vasta experiência em programas ao vivo, a dica de Barreto é sempre optar por “seleção peruana”. E essa tática foi utilizado pelo comentarista Paulo Vinícius Coelho, atualmente na Fox Sports.
"Em 2007 eu fui para Lima fazer Peru e Brasil , e combinei com o narrador que íamos falar apenas seleção peruana, e deu tudo certo", contou o jornalista, que disse não se importar com os memes da internet: "Se você vira um meme é melhor assumir e rir da piada".
Leia também: Cortado da Copa América, Farfán é perseguido por carro misterioso e desabafa
Gustavo Villani, narrador do Grupo Globo, trabalhou no último confronto, pela fase de grupos da Copa América. O Brasil fez 5 a 0 e choveu piadas após o jogo:
"Eu disse que o Peru não conseguia botar a cabeça para fora, e que o Brasil estava amassando o Peru. Aí a molecada se divertiu na internet. Quando acontece um deslize eu não me aborreço. O importante é que as pessoas que estão assistindo se divirtam".
Veja os memes: