Copa América do Brasil, em 2019, começa no dia 14 de junho e vai até 07 de julho
Reprodução
Copa América do Brasil, em 2019, começa no dia 14 de junho e vai até 07 de julho

Nesta terça-feira (18) foi anunciado o calendário da Copa América de 2019 que acontecerá no Brasil entre os meses de junho e julho. A 46ª edição da competição terá a participação de 12 seleções sendo 10 da América do Sul e duas convidadas da AFC, Japão e Qatar.

Leia também:  Do tênis ao futebol, veja os esportistas que foram destaque no ano de 2018

A distribuição de jogos da Copa América de 2019 foi realizada pela Conmebol juntamente com o Comitê Organizador. Serão cinco cidades-sede e seis estádios utilizados, sendo dois só no Estado de São Paulo.

A abertura da competição será no dia 04 de junho (sexta-feira), as 21h30, no Estádio do Morumbi em São Paulo. Já a final será disputada às 17h no Maracanã, Rio de Janeiro, no domingo do dia 07 de julho.

Os dois estádios da cidade de São Paulo receberão três jogos cada. Além da abertura, o Morumbi sediará mais dois jogos da fase de grupos. A Arena Corinthians recebe um jogo da fase de grupos, um das quartas de final e a disputa do terceiro lugar, no dia 06 de julho.

Os demais estádios, Arena Fonte Nova (Salvador), Arena do Grêmio (Porto Alegre), Estádio do Mineirão (Belo Horizonte) e Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro) recebem cinco jogos cada, ficando as semifinais para Minas Gerais e Porto Alegre.

Confira abaixo as datas e horários de cada confronto.

O sorteio dos três grupos da Copa América de 2019 acontecerá no dia 24 de janeiro, no Complexo Cultural Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O ranking da Fifa que será liberado no próximo dia 20 de dezembro servirá como base para os potes. Lembrando que cada grupo tem quatro seleções.

Leia também: Veja os duelos dos brasileiros na primeira fase da Sul-Americana de 2019

A Conmebol anunciou que a decisão do Conselho de utilizar o ranking da Fifa como padrão para o sorteio será mantida para as edições futuras do torneio. Em 2020 haverá outra disputa de Copa América para seguir um novo padrão. A maior disputa entre seleções sul-americanas acontecerá a cada quatro anos, seguindo o calendário da Eurocopa.

E como será o caminho do Brasil na Copa América de 2019?

Seleção Brasileira será cabeça de chave do grupo A na Copa América de 2019
Pedro Martins / MoWA Press
Seleção Brasileira será cabeça de chave do grupo A na Copa América de 2019

Apesar do sorteio dos grupos estar marcado apenas para janeiro do ano que vem, é possível projetar o caminho do Brasil na competição. Por ser a anfitriã, a seleção brasileira está na Serie A1, ou seja, é a cabeça de chave do grupo A.

Analisando a tabela, o Brasil passará pelo Estádio do Morumbi, na estreia do dia 14 de junho; encara o segundo jogo na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 18 de dezembro e encerra a fase de grupos no dia 22 na Arena Corinthians, em São Paulo.

Leia também:  Confira como ficarão os grupos da Copa Libertadores da América de 2019

Se a seleção passar para as quartas de final em primeiro lugar no Grupo A, estará no dia 27 de junho na Arena do Grêmio. Se classificando para a semifinal, viaja até Belo Horizonte para a partida do dia 02 de julho e só jogará no Maracanã caso chegue até a decisão da Copa América de 2019, em 07 de julho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!