Por questões políticas, o jogador Xherdan Shaqiri não jogará contra o Estrela Vermelha nesta terça-feira, pela Liga dos Campeões . A decisão partiu da diretoria do Liverpool após uma pequena confusão entre o atleta e os torcedores sérvios na Copa do Mundo da Rússia, em junho.
Leia também: Estátua em homenagem a Salah vira piada nas redes sociais. Veja os memes
Defendendo a seleção da Suíça profissionalmente, Xherdan Shaqiri nasceu no Kosovo, uma província que declarou independência da Sérvia em 2008, mas não foi reconhecida oficialmente.
A luta da província pela independência foi marcada por dois conflitos armados entre os anos de 1998 e 1999. Mesmo depois de 20 anos da ‘Guerra do Kosovo’, como ficou conhecido a luta armada, ambos os países vivem uma tensão política muito grande.
Na Copa do Mundo de 2018, Xherdan Shaqiri marcou um gol contra a seleção da Sérvia e comemorou fazendo com a mão uma Águia de duas cabeças , símbolo da bandeira do Kosovo. A atitude não foi bem recebida por torcedores e governantes.
“Ouvimos e lemos especulações e falamos sobre que tipo de recepção Shaq receberia e, embora não tenhamos ideia do que aconteceria, queremos ir até lá e nos concentrar 100% no futebol e não ter que pensar em mais nada”, disse o técnico do Liverpool , Jurgen Klopp.
“Nós não temos nenhuma mensagem politica, absolutamente. Queremos que o foco seja em um grande jogo de futebol, livre de qualquer outra coisa. Então, por essa razão, Shaq não está envolvido e ele aceita e entende isso”, finalizou o alemão.
A partida acontecerá as 15h55 (horário de Brasília) desta terça-feira, pela 4ª rodada do campeonato interclubes da Europa. No jogo da primeira rodada, no dia 24 de outubro, o Liverpool venceu o confronto por 4 a 0 (gols de Firmino, Salah e Mané). Xaqiri iniciou como titular e foi substituído durante a partida.
Leia também: Barcelona pode contratar o zagueiro David Luiz em janeiro, diz jornal inglês
Sem Xherdan Shaqiri, o Liverpool pode começar com Adam Lallana. Naby Keita e Dejan Lovren estão retornando de contusão e também estarão entre os 21 relacionados para o jogo em Belgrado.