Tamanho do texto

Quatro nações balcânicas tentarão receber o Mundial e devem concorrer com outras candidaturas conjuntas, como a de Argentina, Paraguai e Uruguai

A Bulgária, Grécia, Sérvia e Romênia anunciaram nesta sexta-feira que pretendem apresentar uma candidatura conjunta para organizar a Copa do Mundo de 2030. A informação foi confirmada pelas próprias autoridades dos quatro países, que se reuniram nesta sexta-feira.

Leia também: Justiça ordena apreensão dos passaportes de Ronaldinho Gaúcho e seu irmão Assis

A Bulgária sediou o Campeonato Mundial masculino de vôlei de 2018 e deseja, ao lado de outros três países receberem a Copa do Mundo de 2030
Divulgação/FIVB
A Bulgária sediou o Campeonato Mundial masculino de vôlei de 2018 e deseja, ao lado de outros três países receberem a Copa do Mundo de 2030

A iniciativa dos países balcânicos (nome histórico dado para designar a região sudeste da Europa) em sediar a Copa do Mundo de 2030 foi apresentada durante uma entrevista na Bulgária, após a reunião entre os primeiros-ministros do país, Boiko Borisov, da Grécia, Alex Tsipras, da Romênia, Viorica Dancila, além do presidente sérvio, Aleksandar Vucic.

"Falamos da ideia de Alexis Tsipras, dos quatro países apresentarem uma candidatura para a Copa do Mundo de futebol de 2030, assim como outros eventos esportivos", declarou o primeiro-ministro da Bulgária, Boiko Borisov.

Leia também: Volante do PSG, Marco Verratti é preso em Paris por dirigir embriagado

Borisov citou ainda como exemplo positivo o fato de o país ter sido uma das sedes, junto com a Itália, do Campeonato Mundial masculino de vôlei que aconteceu em setembro. A imprensa local destacou, no entanto, que o país ainda não tem sequer estádios que cumpram os padrões da Fifa para receber um Mundial.

Borisov, em setembro deste ano, porém, declarou que tem a intenção de destinar 50 milhões de euros de verbas públicas para construir um novo estádio nacional.

Leia também: Vinícius Júnior e Éder Militão são finalistas do Prêmio Golden Boy 2018

Apesar da disputa para sediar a Copa do Mundo de 2030 ainda não ter sido iniciada, a Argentina, Paraguai e Uruguai já apresentaram uma candidatura extraoficial. O Reino Unido e a Irlanda também planejam entrar na briga. Vale ressaltar que o Mundial de 2026 será disputado em três países: México, Estados Unidos e Canadá. Em 2022, será no Catar e o último foi na Rússia, que terminou com a França campeã.

Clique e baixe o 365Scores para ter resultados, dados, notícias, tempo real, vídeos e muito mais


    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.