O jornal italiano ‘ Tuttosport ’ divulgou nesta segunda-feira os 40 jogadores que concorrerão ao Golden Boy 2018, prêmio entregue para o melhor jogador sub 21 da temporada europeia. O prêmio é entregue desde 2003 e tem o francês Kylian Mbappé como atual vencedor.
Leia também: Maradona aconselha Messi a se aposentar da seleção argentina
Na lista, existem três nomes conhecidos dos Campeonato Brasileiro. Os brasileiros indicados ao Golden Boy 2018 são: Vinícius Junior, ex-Flamengo e atualmente no Real Madrid; Evander, do Vasco e que está emprestado ao Midtjylland da Dinamarca e Éder Militão, ex-São Paulo e hoje no Porto. Todos chegaram à Europa para disputar a temporada 2018/19.
Iniciando com 100 nomes, desde julho a publicação tem liberado a cada mês uma nova lista. Vinte nomes são cortados a cada anúncio. Além dos brasileiros, outros destaques que concorrem à premiação são: Kylian Mbappé – PSG; Timothy Weah – PSG; Alexander Arnold – Liverpool; Justin Kluivert – Roma e Foden – Manchester City.
Vencedor em 2017, Mbappé é o favorito para levar o troféu do Golden Boy pelo segundo ano seguido. Na última temporada, o francês de 19 anos conquistou a Copa do Mundo (ganhando prêmio de melhor jogador jovem da competição), foi campeão da Ligue 1/ Copa da França/ Copa da Liga Francesa com o Paris Saint-Germain.
A próxima lista da Tuttosport contará com apenas 20 nomes e deve ser anunciada daqui um mês, em 1º de novembro. O grande vencedor da categoria será anunciado em dezembro, após votação de um júri específico.
Leia também: Mbappé supera Messi e é o jogador mais jovem a entrara na seleção da Fifa
Em 2005, o argentino cinco vezes eleito melhor do mundo, Lionel Messi foi escolhido como o Golden Boy da temporada. Os brasileiros Anderson, atuando pelo Manchester United em 2008 e Alexandre Pato, pelo Milan em 2009, são os únicos a figurarem a lista de vencedores.
Confira a lista com os 40 nomes:
- Alexander Arnold (Liverpool)
- Amian (Tolosa)
- Aouar (Lyon)
- Barrow (Atalanta)
- Bijlow (Feyenoord)
- Brekalo (Wolfsburg)
- Cutrone (Milan)
- Dani Olmo (Dínamo Zagreb)
- Davies (Everton)
- De Ligt (Ajax)
- Diaby (PSG)
- Diogo Dalot (Manchester United)
- Doan (Grönigen)
-
Éder Militão (Porto)
- Édouard (Celtic)
-
Evander (Vasco/Midtjylland)
- Foden (Manchester City)
- Hakimi (Borussia Dortmund)
- Haidara (RB Salzburg)
- João Félix (Benfica)
- João Jota (Benfica)
- Jovan Cabral (Sporting)
- Joveljic (Estrela Vermelha)
- Kamara (Olympique de Marselha)
- Kean (Juventus)
- Abdoulaye Keita (Dijón)
- Justin Kluivert (Roma)
- Lafont (Fiorentina)
- Manu Garcia (Toulose)
- Mbappé (PSG)
- Pulisic (Borussia Dortmund)
- Saracchi (RB Leipzig)
- Sarr (Rennes)
- Upamecano (RB Leipzig)
-
Vinicius Junior (Real Madrid)
- Wagué (Barcelona)
- Timothy Weah (PSG)
- Zaniolo (Roma)
Estreia do concorrente ao prêmio Golden Boy 2018
No clássico deste domingo contra o Atlético de Madrid, Vinícius Júnior fez sua estreia no time principal do Real Madrid. Comprado no ano passado, mas chegando ao clube no início da atual temporada, o brasileiro estava atuando pelo Real Madrid B.
Vinícius entrou aos 43 minutos do segundo tempo no Santiago Bernabéu. Apesar do pouco tempo em campo, o camisa 28 aprovou a apresentação. “Estou muito feliz e agradeço a todos os jogadores que vem sempre me ajudando para eu melhorar e evoluir nos treinamentos, e o professor Lopetegui também”.
Leia também: Campeonato Holandês iguala recorde de cartões vermelhos em uma rodada
O treinador inclusive comentou o porquê colocou o brasileiro. “Entendíamos que no final o time precisava de velocidade, e é o que Vini tem. Por isso, o colocamos em campo. Estavam todos muito cansados e a velocidade poderia causar dano. Tivemos situações de gol, pena que não conseguimos acertar”, comentou o treinador sobre um dos brasileiros indicados ao Golden Boy 2018 .