À frente do comando técnico da seleção do Uruguai desde 2006, Óscar Tabárez ganharia uma estátua na capital do país, Montevidéu, mas segundo informou o site da prefeitura, ele recusou.
O comunicado diz que Óscar Tabárez entrou em contato com a prefeitura e afirmou que, por conta das discussões que a proposta gerou, "não aceitará uma homenagem que implique romper com o espírito de unidade e encontro que a equipe nacional busca gerar e incentivar".
A estátua seria construída nos próximos meses e ficaria instalada no Palácio Municipal (La Explanada). No portal Montevideo Decide , ligado ao governo e que apresenta propostas para a população, foi feita uma enquete sobre a opinião das pessoas sobre o assunto, rapidamente diversas respostas positivas à construção da estátua foram sinalizadas.
O sociólogo Éric Álvez foi o responsável pela criação do questionário e, em conversa com o jornal El País , antes da negativa do treinador, explicou que a homenagem tem relação com a postura de Tabárez durante entrevistas e o modo como desempenha seu trabalho na Celeste.
Leia também: "The Worst": Ganso entra para seleção dos piores jogadores da temporada
Óscar Tabárez em grupo seleto
Após renovar por mais quatro anos, Tabárez poderá ir para sua quarta Copa como treinador. Lembrando que o Maestro já tinha estado à frente da Celeste nos anos 80 e retornou nos anos 2000.
O Recordista em treinar seleções em Copas é o iugoslavo Bora Milutinovic, que teve cinco participações por cinco nações diferentes (México em 1986, Costa Rica em 1990, Estados Unidos em 1994, Nigéria em 1998 e China em 2002).
Leia também: Kylian Mbappé supera Messi e é o mais jovem a entrar para seleção da Fifa
Assim como o brasileiro Carlos Alberto Parreira (Kuwait em 1982; Emirados Árabes Unidos em 1990; Brasil em 1994e 2006; e Arábia Saudita em 1998).
Óscar Tabárez Silvam tem 71 anos, já foi zagueiro e atua como treinador desde 1980. Levou o Uruguai à semifinal da Copa do Mundo de 2010, além de ter sido campeão da Copa América de 2011. Em 2014, na Copa do Brasil, a Celeste foi até as oitavas-de-final e neste ano, na Rússia, caiu nas quartas-de-final.