O RB Leipzig
tem chamado bastante atenção na Alemanha, seja por sua ascensão rápida nas últimas temporadas ou por ser um ‘clube empresa’ que não é bem visto no país. Porém, nessa semana o clube se destacou por uma ideia criativa e que virou uma de muitas punições.
Leia também: Clube na Alemanha demite jogadores após foto com saudação nazista
Ralf Rangnick é o atual treinador do Leipzig e, para manter a ordem e disciplina entre os jogadores, criou um método curioso de punições por meio de uma ‘roleta da sorte’. Funciona da seguinte maneira, a cada vez que um atleta passar do peso ideal, se atrasar nos treinos, usar celular em momento impróprio ou outras questões de disciplina as penas serão aplicadas.
Segundo o Bild , o treinador acredita que o método de penas em dinheiro não resolve a questão com os atletas “Multas raramente adiantam. Incomoda mais os jogadores se eles ficarem com menos tempo livre”, explicou Rangnick ao jornal alemão.
A ideia da roleta veio do assistente técnico. Com senso de humor, o treinador pretende provar o senso de responsabilidade de sua equipe. Na roda existem 12 prendas diferentes. Veja abaixo cada uma delas:
- Sorte: o jogador passará impune pela contraversão;
- Ser guia turístico do estádio por uma hora;
- Atuar como assistente na loja do clube por três horas;
- Treinar um dos times de base em um dia de folga;
- Auxiliar o roupeiro no cuidado de uniformes sujos e
- Limpeza das chuteiras;
- Encher as bolas usadas nos treinamentos;
- Limpar o campo;
- Cuidar das garrafas de água;
- Servir comida no refeitório;
- Comprar presentes para os 60 membros da administração do clube;
- Vestir uma roupa de bailarina e andar pelo CT.
Quem também não acredita que multas resolvam é o técnico do Wolfsburg , Bruno Labbadia. Segundo ele, os atletas ganham muito dinheiro e não se importam em gastar ‘alguns dólares’ com penalidades. Por isso, ele também entrou no jogo de multas alternativas .
Em reportagem da Sport Bild sobre seus métodos disciplinares, Bruno declarou “Nós criamos um código de conduta com os jogadores, baseado em tratamento respeitoso. O uso de telefones celulares é proibido e, se alguém chegar atrasado, os colegas de equipe devem imediatamente pedir a penalidade a ser aplicada”, explicou Labbadia.
Leia também: Pep Guardiola revela que irá encerrar carreira de treinador no Barcelona
As punições variam desde lavar louça depois do almoço à distribuir equipamento de treinos aos companheiros de equipe. Os técnicos do RB Leipzig e do Wolfsburg podem escrever um novo capítulo para a disciplina esportiva.